22 setembro 2013

COMUNICAÇÃO » Após decisão do TSE, palanque virtual é garantido para políticos

Porém ferramenta ainda não é aproveitada por deputados estaduais e vereadores. No entanto todos apoiam decisão

Publicação: 22/09/2013 08:50















Apesar da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 12 deste mês por maioria dos votos que manifestações políticas feitas por meio do Twitter não são passíveis de ser denunciadas como propaganda eleitoral antecipada, o número de parlamentares no Maranhão, deputados estaduais e vereadores da Câmara de São Luís que utilizam esta ferramenta ainda é pequena. Atualmente, poucos mantêm debate diário sobre política e temas gerais na rede social de microblogs e muitos não utilizam seus perfis desde a época das últimas eleições.

Para se ter uma ideia do quão pouco este recurso é utilizado pelos parlamentares, dos 42 deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão, apenas 18 possuem conta no twitter, o que representa menos da metade de parlamentares atuantes no microblog. Considerando postagens recentes no mês de setembro esse número cai consideravelmente. Somente os deputados Fábio Braga (PMDB), Marcos Caldas (PRB), Eliziane Gama (PPS), Bira do Pindaré (PT), Marcelo Tavares (PSB), Othelino neto (PCdoB), Rubens Pereira Jr (PcdoB), Neto Evangelista (PSDB) e Raimundo Louro (PR) postaram no twitter neste mês.
A lista aumenta de nove para 11 se considerarmos as postagens feitas desde agosto do segundo semestre, onde acrescentamos ainda Afonso Manoel (PSD) e Roberto Costa (PMDB). Por outro lado, o campeão de postagens entre os deputados é o deputado Rubens Pereira Jr. com 8.308 “tuites”, como são chamadas pelosbrasileiros essas postagens. Com grande interação com os seus 2.502 seguidores (dados coletados em 20/09/2013), Rubens discute ações políticas, opiniões pessoais e compartilha links. Nessa linha, também estão outros deputados oposicionistas como Eliziane Gama, 4.381 postagens, Bira do Pindaré, com 3087 postagens, Othelino Neto, 2.245 postagens e Neto Evangelista, 1.433 postagens.
Entre o pequeno número de parlamentares usuários do twitter, ainda há uma parte deles que mantém seus perfis administrados por assessores e apenas descrevendo ações do seu mandato, sem interagir com seguidores e fazendo posicionamentos pessoais. “O Twitter é um instrumento que vem crescendo. A gente já ver muitas “tuitadas” virarem notícias. Não é ainda um instrumento de comunicação de massa, mas vem a cada dia tendo novos adeptos”, analisa o deputado Othelino Neto, cuja recente filiação ao PCdoB foi anunciado via twitter pelo pré-candidato Flávio Dino. Para o parlamentar que atualiza pessoalmente suas perfil, a tendência é que as redes sociais ganhem importância, em particular o twitter no decorrer dos próximos pleitos. “Não creio que será decisivo ano que vem, mas todas as formas de comunicação, principalmente para nós que somos de oposição, todas as alternativas serão bem vindas para nós”, explica.
Para o deputado Alexandre Almeida (PSD) que não tem conta no microblog a decisão do TSE o faz repensar em aderir ao que considera ser uma ferramenta moderna e que tem uma capacidade muita grande de comunicação direta com a população: “Acredito que o Tribunal tomou essa decisão no sentido de permitir uma comunicação mais direta entre o candidato e a população”, disse.
Na avaliação do campeão de postagens no twitter Rubens Pereira Jr que também alimenta sua página com postagens diárias, a decisão do TSE é acertada por perceber que é indispensável democratizar ainda mais as eleições: “Faz por democratizar as regras quanto a publicidade no período pré-eleitoral e durante as eleições. Então liberar twitter e outras mídias sociais, daqui a pouco será o facebook e outras, vem apenas a dar maiores condições isonômicas de disputa. Para usar o twitter, eu e o Eike Batista podemos utilizar igualmente ou de forma muito parecida.”, avalia.

Fonte: O Imparcial Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.