A maioria dos peixes encontrados ainda estava em fase de desenvolvimento
06/09/2013 09:51:09 - Welbert Queiroz
Na manhã dessa quinta-feira (5), as margens do Rio Tocantins estavam repletas de peixes mortos. A situação, segundo os pescadores, tem se repetido algumas vezes e, até o momento, eles não sabem efetivamente o que tem acontecido. O rio, que já é carente de peixes, continua a perder mais espécies.
Os pescadores afirmam que “mandi”, “voador” e “branquinha” aparecerem mortos na margem tem se tornado frequente. Uma das possíveis causas sugeridas pela população para o desastre ambiental seria o esgoto sem tratamento que jorra no rio. “É muito ruim ver essa situação. Não podemos nem dizer o que está acontecendo, é preciso que alguém venha aqui para olhar essa situação e realmente dizer a causa disso e resolver”, afirmou um popular que não quis se identificar.
A suspeita popular é que o esgoto que desemboca no rio seja um dos motivos e que algum tipo de material químico possa estar sendo despejado na margem. O pescador José de Sousa diz que essa situação tem se tornado mais frequente recentemente.
O fato é que Imperatriz tem crescido cada vez mais e, consequentemente, o volume de lixo também tem aumentado. Por telefone, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Imperatriz disse que a denúncia foi informada apenas hoje e que será realizada uma visita técnica para averiguar a situação.
A reportagem ainda entrou em contato com a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SEPLUMA). O secretário José Cleto Vasconcelos também informou que a Secretaria ainda não tinha ciência da situação, mas que uma equipe seria enviada ao local para apurar as causas.
Fonte: Jornal Correio Popular Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.