Publicação: 12/04/2014 11:47 Atualização: 12/04/2014 12:29 - O Imparcial
Na tarde de ontem, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) realizou a incineração de 88 mil documentos de veículos que perderam a validade. No arquivo, essa papelada deve permanecer por um prazo de apenas cinco anos. A ação foi necessária para eliminar os documentos que já se acumulavam por três décadas no local, gerando dificuldades de espaço físico para guardá-los.
Antes da incineração, uma equipe fez uma avaliação e separou cuidadosamente a documentação que deveria ser eliminada. A queima dos documentos é o primeiro passo de um grande projeto de reestruturação do Detran em São Luís, que deve ser o mais moderno do estado.
A superlotação do arquivo dificultava a organização dos processos armazenados. De acordo com o diretor geral do órgão, André Campos, o descarte inicia com a seleção dos documentos por placas e data de emissão, para em seguida serem analisados por lotes. Encerrada essa parte, a comissão envia para avaliação final da direção o que será incinerado. Com isso, é publicado no Diário Oficial o parecer da Secretaria de Cultura sobre sua eliminação.
Ele ressalta que essa primeira etapa de análise deve ser encerrada nos próximos nove meses. “Durante esse período será aberta a licitação para a construção do novo prédio do órgão, já que o projeto da obra já está finalizado”, afirma. O diretor informa que o arquivo conta com aproximadamente dois milhões de documentos, na fila para serem avaliados.
André Campos afirma ainda que cerca de 80% do que está no acervo não tem necessidade de ser guardado, pela sua validade esgotada. Ele destaca que em quanto a nova área estiver sendo construída, os documentos importantes e válidos estarão armazenados em outro local. A rotina de análise tornará, a partir de então, constantes para evitar o acúmulo de volumes.
“Espero que dentro de alguns anos, o Detran tenha um arquivo que seja exemplo para o estado, com um espaço apropriado para guardar os documentos importantes, tanto para o órgão que precisa quanto a população”, conclui.
A incineração incluiu os Certificados de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV), processos de transferência de documentos e demais procedimentos diversos dos usuários de todas as cidades do Maranhão. Há mais de 20 anos não era realizada a queima de arquivos. Antes dessa etapa final, parte do material foi triturada e ofícios foram enviados para várias empresas de reciclagem de papel para doação, mas, nenhuma demonstrou interesse.
Nova estrutura
O Detran de São Luís terá grandes reforma no seu espaço físico nos próximos meses. De acordo com a direção geral, as novas áreas de atendimento e vistorias para acolher melhor os usuários terão total conforto e comodidade para a população. Com isso, a comunidade será atendida em menos tempo. Vale enfatizar que, atualmente, os processos são cadastrados no mesmo dia e antes demorava até 30 dias.
A intenção é receber bem as pessoas com presteza, honestidade, transparência e rapidez, segundo o órgão. A nova área de atendimento está prevista para ser inaugurada no final de abril, que será um grande salão diferenciado por cores para facilitar a identificação. A instalação de um som ambiente vai oferecer maior contato com os atendidos e a estrutura antichamas do prédio oferecerá alto padrão de segurança. O setor de vistoria também tem prazo para ser entregue, até primeira quinzena de maio. Todos os espaços em reforma serão inaugurados conforme forem sendo finalizadas as obras.
Olho: “Espero que dentro de alguns anos, o Detran tenha um arquivo que seja exemplo para o estado, com um espaço apropriado para guardar os documentos importantes, tanto para o órgão que precisa quanto a população”. André Campos, diretor geral do Detran/São Luís
*Repórtagem de William Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.