01 setembro 2013

TOCANTINS: mais de 20 mil multas emitidas somente neste ano no estado

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou ontem balanço com as infrações de trânsito mais cometidas no primeiro semestre de 2013. Foram mais de 20 mil autuações e Palmas liderou o ranking, com mais de cinco mil registros (25%).

O Detran contabiliza 349 mil condutores habilitados no Estado.
As multas mais executadas estavam relacionadas a dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 4.637 (23,06%), ou a permissão para dirigir 3.087 (15,35%), e conduzir sem os documentos de porte obrigatório devidamente licenciado 2.726 (13,55%).

Dentre as autuações: falar ao telefone 1.386 (6,89%), não usar o cinto desegurança (521), dirigir sob influência de álcool (448) e avançar o sinal vermelho (292) foram as mais notificadas.

No trânsito da Capital não é difícil flagrar tais infrações. Na tarde de ontem, em um breve giro pela cidade, é possível constatar várias delas e inclusive a infração gravíssima de transportar passageiros na carroceria. Nesse caso, se flagrado, o motorista pode perder sete pontos na carteira, paga multa de R$ 191 e tem o veículo apreendido.

As infrações mais cometidas pelos motociclistas foram relacionadas ao equipamento de segurança, como condução de veículo com o passageiro sem usar o capacete (227) ou pilotar moto sem estar usando o mesmo (159). Nos dois casos o condutor está cometendo uma infração gravíssima e também pode ser multado em R$ 191,54 e ganhar sete pontos na CNH.

Imprudência


Segundo o assessor jurídico do Detran, Júlio Toler, os dados revelam os vícios da imprudência. Ele disse que o órgão trabalha com educação para o trânsito, mas alegou que esse é um trabalho com resultados em longo prazo. “Os infratores que possuem vícios durante a condução de veículos devem sentir no bolso para que não venham a cometer os erros novamente”, disse.

De acordo com Toler, o Detran não tem como relacionar o grande número infrações a formação dos condutores, já que a pasta não faz o trabalho de fiscalização. A educação dos condutores é normatizada por lei federal.

No registro por cidades Palmas, Araguaína e Gurupi lideram o ranking. (JT)

Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 30 de agosto de 2013 em Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.