Micheline Cavalcante, com mestrado na Ilha, diz que pela 1ª vez em 20 anos, começa a existir política para universalizar serviços do setor
leia mais
Raimunda Carvalho
Da Redação
A dentista Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante, que fez mestrado em saúde pública em Cuba, afirmou ao CT nesta segunda-feira, 2, que não vê risco dos profissionais daquele país atuarem no Estado. “Risco existe onde não há profissionais de saúde, inclusive os médicos”, enfatizou.
Ela afirmou concordar com a vinda dos médicos cubanos em “gênero, número e grau”. “Primeiro, o Brasil apresenta uma média de 1,8 médico para cada mil habitantes e a distribuição deles está concentrada nas grandes metrópoles. Em boa parte do interior do nosso País não existe médicos. Pela primeira vez em 20 anos, após o surgimento do SUS, começa a existir uma política pública de Estado que vem garantir o acesso da população na universalidade dos serviços de saúde”, enfatizou.
Foto: Divulgação |
Micheline afirmou que a formação dos médicos cubanos não deixa nada a desejar a dos profissionais brasileiros |
Sobre a formação deles, Micheline afirmou que "não deixa nada a desejar aos médicos brasileiros”. “O enfoque maior na saúde para eles é na atenção básica, por exemplo, saúde da família e as condições dos menos favorecidos. Eles têm preocupação com a vigilância epidemiológica, ou seja, com doenças infecciosas de modo geral”, afirmou.
Ela ainda ressaltou que os médicos cubanos se preocupam também com as melhorias dos indicadores sociais.
“Eles se preocupam com a escolaridade e renda da população. Eles promovem a saúde, por meio de ações educativas e atividades. Eles exercem com disciplina e com compromisso suas atividades com o setor público”, disse a especialista.
Questionada a respeito do sistema de saúde de Cuba, Micheline garantiu que é muito bom. “O sistema de saúde de lá é muito bom. Como a saúde depende da economia de um país e das riquezas, a qualidade do sistema de saúde dos cubanos é díficil atingir a excelência maior do que já existe”, disse, numa referência a difícil situação financeira do país.
Fonte: Portal Cleber Toledo - 02/09/13 10h26 02/09/13 14h46
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.