28 março 2016

Senador Donizeti Nogueira debate com especialista americano política de energia solar

Fonte: Da Redação
Alessandro Dantas
 
Sábado , 26 de Março de 2016 - 18hs35 - de Jornal Agora Tocantins (Reprodução)

Em audiência pública promovida pela Comissão Mista Permanente sobre Mudança Climática, que ouviu o diretor do Centro de Análise Estratégica do Laboratório Nacional dos EUA (NREL), David Mooney, o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) questionou sobre o planejamento estratégico e o custo com energia solar por parte do governo americano.

Donizeti quis saber do especialista se em seu país há uma política clara de governo para a geração de energia limpa, em especial, a fotovoltaica, e qual o custo benefício que o país tem conseguido com a energia solar. O diretor respondeu que os EUA estão alinhados para atingir a meta estabelecida para 2020, e que tomou como programa de governo a questão das fontes renováveis, mas que depende de atração de investidores.

Para o senador Donizeti Nogueira, que trava uma luta recorrente para a instalação de pontos de conexão no estado do Tocantins, aprender com a experiência norte americana é muito salutar. “Precisamos ter uma política de Estado para o uso de energia renovável em escala para as companhias de serviços públicos”, concluiu, argumentando que o Tocantins tem em abundância a fonte natural – alta irradiação solar durante todo o ano – e só precisa de atrair investimentos para a implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.