Acompanhando a manifestação nacional em defesa da democracia e contra o golpe que acontecerá nesta quinta-feira, 31, em várias cidades do País, um grupo de brasileiros residentes na França também irá se reunir; terceira manifestação em defesa da democracia acontecerá na Place de La République, no centro de Paris; ato é organizado pelo Movimento Democrático 18 de Março (MD18)
30 DE MARÇO DE 2016 ÀS 14:07 - DE BRASIL 247 (Reprodução)
247 - Acompanhando a manifestação nacional em defesa da democracia e contra o golpe que acontecerá nesta quinta-feira, 31, em várias cidades do País, um grupo de brasileiros residentes na França também irá se reunir.
Manifestação acontecerá a partir de 16h na Place de La République, no centro de Paris. Esta será a terceira manifestação do grupo, que se denomina Movimento Democrático 18 de Março (MD18), batizado em referência ao dia de sua primeira mobilização, que aconteceu paralelamente aos atos organizados por movimentos sociais e partidos de esquerda no Brasil.
Segundo o documentarista Felipe Galvon, um dos organizadores da manifestação, o ato começará com um Samba Pela Democracia, às 16h e contará com uma performance organizada por um grupo de artistas brasileiros que integra o movimento. Um novo debate, organizado desta vez pela associação Autres Brésils e com participação do MD18, acontecerá às 19h, na Maison de l'Amérique Latine.
Atualmente com cerca de 500 membros no Facebook, residentes na França e em vários outros países da Europa, o MD18 espera reunir um grupo ainda maior nesta quinta, mais uma vez, em sintonia com as mobilizações no Brasil. Clique aqui para saber mais informações.
Outros atos
A primeira manifestação do grupo, coordenada inicialmente por doutorandos, aconteceu em frente ao consulado brasileiro. Cerca de 100 pessoas protestaram espontaneamente contra "a manipulação midiática e o golpe de estado em andamento no Brasil, com o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff".
No último dia 25, a Place de la République recebeu o segundo ato do movimento, que contou com aproximadamente 150 pessoas, entre elas estudantes, artistas, intelectuais e profissionais liberais residentes em Paris e arredores. O grupo lançou um manifesto em várias línguas (anexa a versão em português) e tem trabalhado para informar a imprensa e a comunidade internacionais sobre a complexidade da situação do Brasil, além de denunciar a parcialidade e a partidarização da chamada grande mídia brasileira.
O grupo também esteve à frente de um debate no dia 24 de março na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), que contou com a participação e o apoio do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.