24 março 2016

Morre em Goiânia desembargador do TJTO Antônio Felix; sepultamento será em Araguaína

24/03/2016 às 11:01 h - de Araguaína Notícias (Reprodução) / Por: Ascom//TJTO / Foto: Ascom-TJ-TO

 
Antônio Félix Gonçalves (73) exerceu a magistratura por 23 anos

Faleceu na manhã desta quarta-feira (24) o desembargador aposentado do TJTO Antônio Félix Gonçalves, 73 anos. Ele lutava contra um câncer há cerca de dois anos e estava internado há mais 20 dias no hospital Anis Rassi, em Goiânia (GO). O velório e o sepultamento ocorrerão em Araguaína.
O Tribunal de Justiça decretou luto oficial por três dias no âmbito do Poder Judiciário.
Em nota, a presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins lamentou profundamente a perda do magistrado que exerceu a magistratura por 23 anos.  ‘Sempre pautado pelos valores éticos no cumprimento de suas funções seja como juiz membro dessa Corte, ou ocupando as mais altas funções como corregedor geral da Justiça e presidente do Tribunal’.
Pai exemplar, fiel às suas convicções e amizades, o desembargador Antônio Félix honrou a Justiça tocantinense e brasileira, primando sempre pela soberania da Lei.
Aos familiares, amigos e admiradores, os mais sinceros votos de pesar, rogando a Deus que derrame suas bênçãos neste momento doloroso.
Perfil Desembargador Antônio Félix Gonçalves
Nasceu no dia 13 de junho de 1942, na cidade de Cambuquira-MG, filho de Maria Aparecida Gonçalves e José Félix Gonçalves.
Concluiu seu curso ginasial em Lavras-MG, no ano de 1956. Nesse mesmo ano ingressou no Colégio Piratininga, em São Paulo.
Formado em Direito pela Faculdade de Araraquara, Antônio Félix procurou novos horizontes para desenvolver sua aptidão profissional, mudando-se para o Estado de Goiás, onde conquistou sua carteira de advogado na OAB-GO.
Mais tarde, encarou o desafio de mudar-se para o distante Norte de Goiás, fixando residência na cidade de Araguaína, onde exerceu a advocacia durante onze anos, destacando-se como advogado. Em Araguaína, foi presidente da subseção da OAB-GO, presidente do Lions Clube, presidente da Cooperativa Agropecuária e assessor jurídico da Prefeitura Municipal.
Assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça no dia 6 de janeiro de 1989, ou seja, logo na formação do Estado do Tocantins. Sua nomeação se deu por Decreto Governamental, após ter sido escolhido na lista tríplice apresentada pela OAB-GO. Mais tarde, foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins para o biênio 1995/1997. Como membro do Tribunal, foi eleito pelo Tribunal Pleno para ser o primeiro corregedor geral de Justiça do novo Estado, assumindo esse cargo no dia 23 de janeiro de 1989.
Tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO), em 1992, exercendo o cargo até 25/02/1993, quando renunciou por ter sido eleito vice-Presidente do Tribunal de Justiça.
Assumiu, em 1996, a vice-presidência do TRE-TO, sendo eleito, em 1997, para a presidência do órgão no período de 1988/1999, realizando com sucesso as eleições para presidente, governador, senador, e deputado estadual e federal daquele pleito.
Em 2007 assumiu a Corregedoria e a Vice-Presidência do TRE-TO, ao lado da desembargadora Dalva Magalhães, eleita presidente. Devido ao falecimento de Dalva Magalhães em 2008, Antônio Félix assumiu interinamente a Presidência do TRE-TO. Em dezembro de 2010, o desembargador assumiu interinamente a Presidência do TJTO até fevereiro de 2011. Em 13 de junho de 2012 foi publicado decreto concedendo a aposentadoria ao desembargador Antônio Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.