24 março 2016

Conheça a tecnologia da Google para reconhecer onde sua foto foi tirada

26 de fevereiro de 2016 - de Climatologia Geográfica (Reprodução)
A Google vem nos surpreendendo a cada dias com as suas inovações relacionados à tecnologia para nos beneficiar, e a sua novidade foi o desenvolvimento de uma máquina de inteligência artificial capaz de ter um nível sobre-humanos de precisão, quando se trata de adivinhar uma localização com base apenas nos pixels de uma fotografia.

Tobias Weyand, um dos cérebros da Google, e uma equipe que se especializa no desenvolvimento da “visão computacional”, desenvolveram uma rede neural profunda capaz de determinar onde a foto foi tirada, puramente com base nos pixels.

Para desenvolver a “memória espacial” do computador, a equipe alimentou o sistema com 91 milhões de imagens georreferenciadas. Usando estes dados, eles criaram um mapa com mais de 26.000 quadrados. Grandes cidades com populações altamente concentradas, foram constituídas com mais quadrados em comparação com áreas rurais. Como tal, não haviam imagens suficientes para incluir os oceanos e as regiões polares.

Durante todo este processo, a rede capta tendências e pistas visuais que aparecem nas fotos em comum ao banco de dados como cor, textura e forma. Por exemplo, a rede poderia pegar os tons vermelhos e marrons distintivas da rocha do Grand Canyon das inúmeras fotografias da área.

Para testar o sistema, foram postadas 2,3 milhões de fotografias georreferenciadas do site de fotografias Flickr para ver se ele podia adivinhar onde a imagem foi tirada. O computador adivinhou corretamente o continente de 48 por cento das imagens, e determinou o país de 28,4% deles.

Embora isso possa não parecer muito preciso, é um sistema muito melhor do que se fosse feito manualmente por seres humanos. A equipe colocou este sistema contra 10 pessoas que viajam muito. O sistema da Google ganhou 28 vezes.

Agora, vamos esperar pelos próximos anos para que a Google nos surpreenda cada vez mais com as tecnologia e inovações que nos auxiliam a cada dia para agilizar o nosso cotidiano.
Via: IFLScience


Meu nome é Cristian Westphal, tenho 20 anos, sou de Gravataí/RS (Região Metropolitana de Porto Alegre), estudante de Engenharia Química e fundador do projeto Ciência e Astronomia, que tem o intuito de compartilhar informações e atualidades das diversas áreas da ciência e astronomia para todos aqueles apaixonados pelo assunto, bem como divulgar e incentivar o interesse e estudos destas áreas no Brasil. Abordando diversos temas: Da meteorologia a física, da astronomia antiga a moderna, química, física e ciências afins, pois acreditamos que somente assim desenvolveremos uma visão e conhecimento amplos, dignos do tamanho do Universo. Escrevo para os sites do Ciência e Astronomia, Climatologia Geográfica e Polyteck.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.