16 novembro 2015

XAMBIOÁ: Município completa 57 anos sendo pólo de desenvolvimento no Bico do Papagaio

Em 13 de novembro de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)


Neste sábado, dia 14 de novembro, Xambioá completa 57 anos. Localizada na região do Bico do Papagaio, a cidade surgiu a partir da descoberta de uma jazida de cristal de rocha quartzo, na década de 1950, tendo se emancipado do município de Araguatins em 1958. Xambioá também é famosa por ter sido palco da Guerrilha do Araguaia na década de 1970. A economia da cidade, baseada na agropecuária e no turismo, também tem importante influência da mineração, um mercado que foi desvendado pela Votorantim Cimentos, pioneira na produção de cimentos na região.

Inaugurada em 2009, a fábrica da Votorantim Cimentos em Xambioá é estratégica para a empresa e atende um importante mercado em evolução. Com 600 funcionários diretos e indiretos, a unidade produz 1 milhão de toneladas de cimento por ano. A produção, da marca Tocantins, é escoada, principalmente, para o próprio Estado. Já o cimento da marca Poty é destinado, sobretudo, aos mercados do Pará e Maranhão.Fabrica de cimento se transformou em um dos maiores empreendimentos da região

Além de contribuir com desenvolvimento da economia local, a Votorantim Cimentos em Xambioá busca contribuir para o crescimento socioeconômico e para a melhoria da qualidade de vida da população. Para isso, a unidade realiza diversos projetos destinados a crianças, jovens, associações comunitárias e empresas. Entre as iniciativas, está o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que oferece consultorias especializadas, capacitações e encontros de negócios para os empresários adequarem suas empresas e torná-las mais competitivas. Já para fortalecer o capital social, a fábrica realiza ações para estimular o diálogo social e o fortalecimento das redes de cooperação locais, por meio da formação de um Conselho Comunitário que identifica oportunidades de desenvolvimento da comunidade.

A unidade apoia ainda três projetos de fomento à cadeia produtiva por meio do Programa ReDes. Promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ReDes tem como objetivo contribuir para o

crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações.

Na região de Xambioá, contam com apoio do ReDes os projetos XambiArt, formado por 19 mulheres da região de Alto Bonito que produzem biojoias e artesanato; Inclusão Socioprodutiva de Mulheres da Ecosol, voltado à qualificação de mulheres para produção de artigos de artesanato e decoração oriundos da planta de babaçu; e Renascer, que tem como objetivo incrementar os processos de piscicultura já desenvolvidos na região.

“Além de gerar emprego e renda para a população, a Votorantim Cimentos opera em outras frentes para impulsionar o crescimento sustentável de Xambioá. No aniversário da cidade, parabenizamos todos que contribuem para o crescimento do município e renovamos o nosso compromisso de atuar em sintonia com a realidade local, atentos às necessidades do município e continuando parceiro de iniciativas que contribuam ainda mais para o desenvolvimento regional”, afirmou o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Xambioá, Rodrigo Duarte Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.