24 novembro 2015

Vídeo mostra drama de famílias tradicionais que moram em terra cobiçada pelo agronegócio no TO

De Portal AF Notícias - 21/11/15 11h22 (Reprodução)
Divulgação
Famílias tradicionais foram retiradas de sua casa á força pelos policiais
Famílias tradicionais foram retiradas de sua casa á força pelos policiais
Da Redação
Portal AF Notícias

Um vídeo produzido pela Comissão Pastoral da Terra, CPT Nacional, mostra o drama sofrido por famílias tradicionais que foram retiradas da Gleba de Tauá, região do Municípío de Barra do Ouro, no Tocantins.

O vídeo intitulado "Agronegócio vs Povos da Terra" foi gravado no dia 12 de novembro e publicado no Canal da Comissão, no Youtube, no dia 19 de novembro.

Dona Raimunda, de 72 anos, conta que seu pai foi morar naquele local no ano de 1952. “Cresci, casei, tive todos os filhos, foi tudo criado aqui”, disse a senhora no vídeo.

A moradora relata ainda que o fazendeiro já tomou a terra onde era de seu avô e que agora as cercas da fazenda passam no terreiro das casas de outros moradores, o que deixam eles “espremidos”.

“Mas ele chegou e me encontrou, eu sendo moradora bem aí. Como é que ele podia me chamar de invasora e mandar eu me retirar?. Eu disse que não me retirava, pois não tinha bandido e nem que ia invadir o alheio, de jeito nenhum”, frisou a senhora.

“Eu plantei um pedacinho de mandioca, gastei dinheiro. Eu planto mandioca, planto milho, planto arroz, planto feijão, batata, cana, banana, tudo da roça eu planto, eu e meus filhos para nós sobrevivermos. Estou me sentindo muito triste com uma injustiça dessas” finalizou Dona Raimunda.

Confira o vídeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.