12 novembro 2015

Educadores da rede pública municipal entram em greve em Araguaína

Em 09/11/2015 19:53Sintet/Divulgação - De Jornal do Tocantins (Reprodução)


Mara Santos
Araguaína – Correspondente

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter

Professores da rede pública municipal de Araguaína entraram em greve nesta segunda-feira, por tempo indeterminado. Os profissionais reivindicam melhorias na infraestrutura das escolas e creches municipais, além de valorização profissional.

A greve foi decidida durante assembleia geral do Sintet, na semana passada. Um dos fatores que motivaram a decisão, segundo o sindicato, foi a derrubada, efetuada pela prefeitura, de dois outdoors instalados pelo Sintet na cidade. Na publicidade, uma charge trazia uma caricatura do prefeito Ronaldo Dimas (PR) e apontava problemas enfrentados pela categoria.

Para o presidente regional do Sintet, Jesulê Guida, a iniciativa foi agressiva e ditadora. Na manhã de hoje, os profissionais se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) e, em seguida, realizaram uma caminhada pela Avenida Cônego João Lima, com o objetivo de esclarecer a população sobre suas reivindicações.

Os atritos entre o sindicato e a prefeitura vêm acontecendo desde o último dia 21 de outubro, quando os educadores realizaram uma manifestação em frente ao prédio onde fica localizado o gabinete do prefeito. Na ocasião, os professores reclamavam da demissão dos professores auxiliares, que faziam parte do quadro administrativo. À época, a Prefeitura de Araguaína emitiu nota classificando a manifestação como um ato político.

Sem consenso, o Sintet decidiu pela paralisação por tempo indeterminado. A Secretaria Municipal de Educação informou que o secretário da pasta, Jocirley Oliveira, deve se reunir com os representantes do Sintet nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.