Em 31/10/2015 - Da Redação
Professora Neilde dos Passos (diretora) fala sobre o Projeto
Professora Marclides Xavier e alunos do Ensino Fundamental
A partir de pesquisas culturais, atividades e trabalhos realizados em sala a Professora Marclides Xavier, de Língua Inglesa, da Escola Estadual Bela Vista realizou o Projeto Happy Halloween (Feliz Halloween). O qual contribuiu para o aprofundamento dos conhecimentos acerca da língua, bem como para o desenvolvimento de competências indispensáveis a seus educandos.
Assim, durante as etapas de preparação e na culminância do trabalho os discentes realizaram pesquisas, construíram adereços, máscaras, realizaram pinturas, montaram réplicas de objetos, símbolos típicos; treinaram suas falas necessárias a apresentação do tema e ensaiaram e realizaram entrevistas.
Portanto, o Projeto caracterizou-se como interdisciplinar, pois envolveu não só a disciplina Língua Estrangeira Moderna (Inglês), mas várias, tais como: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Filosofia, Sociologia e demais.
Vista externa da sala temática do Projeto
Parabéns ao Projeto Happy Halloween
Por Professor Francisco Monteiro
Quero registrar meu reconhecimento ao Projeto Happy Halloween, da Professora Marclides Xavier, da Escola Estadual Bela Vista, de São Miguel do Tocantins.
Antes de mais nada, há que se colocar: apreender idiomas é indispensável no mundo atual, globalizado. E um idioma como o Inglês, de uso mundial, exige compreensão da cultura da qual é parte.
Assim, o projeto em questão é de suma importância para a aprendizagem desta língua estrangeira, e também da própria língua materna, uma vez que ao estudar outras línguas o aprendiz também reflete sobre a própria, além de se deleitar com o uso das palavras e com as semelhanças e diferenças culturais.
Parabéns à colega professora Marclides Xavier e seus students, pois superaram a rotina escolar e deixaram sua marca na Educação de São Miguel do Tocantins!
Alunas do Ensino Fundamental
Expositores do tema - alunos do Ensino Fundamental
Adereços confeccionados pelos alunos (foto estilizada)
Chegada de visitantes à sala temática (foto estilizada)
Aluno visitante assistindo explanação do tema pelos colegas
Alunos do ensino fundamental - satisfação em expor os conhecimentos adquiridos
Alunas expositoras de prontidão à espera dos visitantes
Alunos e aluna expositores (caracterizados)
Sala cheia de alunos durante a apresentação do tema
Sala cheia de alunos durante a apresentação do tema
Sala cheia de alunos durante a apresentação do tema
Sala cheia de alunos durante a apresentação do tema
Professora Marclides e alunas: registrando presença
Símbolos confeccionados pelos estudantes
Símbolos confeccionados pelos estudantes
Professora Socorro de Jesus (Língua Portuguesa) visitando a sala temática do Projeto
Visitantes observando exposições do Projeto
Professora Marina Gorezis (poetiza) e Professora Marclides Xavier
Professora Marclides e alunas e aluno do Ensino Médio
Professora Marclides e alunas e aluno do Ensino Médio
Professora Marclides e alunas e aluno do Ensino Médio
Professora Marclides e alunos do Ensino Médio (vespertino)
Vista panorâmica da sala temática do Projeto
Significado de Halloween
De: http://www.significados.com.br/halloween/
"O que é Halloween:
Halloween - conhecido como Dia das Bruxas - é uma celebração popular de culto aos mortos.
A popularidade do Halloween é maior em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA), cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada.
Símbolos do Halloween
Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.
Além disso, também é comum decorar as casas com objetos e temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, mortos-vivos e demais seres que pertençam ao imaginário popular.
Também há o costume de distribuir doces para as crianças fantasiadas durante o Halloween.
Conhecido como “trick or treat” (“gostosuras ou travessuras”, em português), esta atividade infantil é muito comum nas comemorações do Halloween nos países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos, por exemplo.
Halloween no Brasil
No Brasil, também se comemora o Halloween em festas particulares, mas não possui um significado e valor cultural tão forte como nos Estados Unidos e em outros países, principalmente do Hemisfério Norte.
Assistir filmes de terror (envolvendo bruxas, fantasmas e demais temas assustadores, por exemplo), acaba por ser uma das atividades mais apreciadas pelas pessoas durante o Halloween no Brasil.
Origem do Halloween
Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenha surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de outubro.
Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica o dia 2 de novembro como o Dia dos Finados.
Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.