Em 31 de março de 2015 - de Folha do Bico (Reprodução)
O Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, está sendo executado no Tocantins pelo Hospital Geral de Palmas (HGP) e atende a pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. A assistência é feita por equipe de multiprofissionais, sendo desempenhado no lar do paciente e de forma gratuita.
A equipe multidisciplinar é formada, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. Outros profissionais, como fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico podem compor as equipes de apoio. O programa visa melhorar e ampliar a assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família. O programa também tem o objetivo de reduzir as filas nos hospitais de emergência.
O araguatinense, André da Gama Lima, que é fisioterapeuta é um dos integrantes do projeto em Palmas e tem contribuído. “Aqui em Palmas o projeto funciona muito bem atendemos as regiões de Taquaralto, Aurenys, Taquari e outras localidades, como pós-sequelados de AVC, traumatismo raquimedular, traumatismo craniano encefálico. É uma ótima idéia se isso acontecer também no interior”, comentou André.
O coordenador do programa em Palmas, Samuel Pereira, conta que o Melhor em Casa teve início no dia 30 de junho de 2014. “Um dos principais objetivos é a desospitalização do paciente, juntamente com a geração de novos leitos dentro do Hospital Geral de Palmas”, destaca, reforçando que o programa é desenvolvido pelo SOS Emergência, do Ministério da Saúde, e que em Palmas, somente o HGP o executa.
O coordenador explica que, atualmente, o programa tem 20 vagas e que em breve serão abertas mais 20. Desde que foi implantado, 86 pacientes foram atendidos, deixando de ocupar leitos no hospital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.