24 abril 2015

Governo investe em ações contra a dengue e traça novos rumos para combater a doença

22/04/2015 - 19h46m - De Bico 24h (Reprodução)
Redação / Secom 
Divulgação Secom
  • Nesta quarta-feira foi realizada a primeira reunião trimestral de 2015 para traçar ações de prevenção à dengue e apresentar balanços
  • Christiane Bueno explica que a vigilância está em alerta quanto ao combate da dengue
Reduzir o índice de infestação da dengue é uma das prioridades do Governo do Estado na área da Saúde. Para isso, os trabalhos para o enfrentamento da dengue estão sendo reforçados neste primeiro trimestre de 2015. Entre eles, estão a organização da atenção à saúde, a assessoria aos pacientes suspeitos e a realização dos trabalhos de rotina e em períodos epidêmicos, a fim de manter o controle do vetor.

Nesta quarta-feira, 22, foi realizada a primeira reunião trimestral de 2015 para traçar ações de prevenção à dengue e apresentar balanços. O evento, realizado no auditório da Assembleia Legislativa, reuniu 30 municípios: Alvorada, Ananás, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Colinas do Tocantins, Colmeia, Combinado, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Goiatins, Gurupi, Miracema do Tocantins, Miranorte, Natividade, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Peixe, Pium, Porto Nacional, Sandolândia, Taguatinga, Tocantínia, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.
Foram contabilizados, nos primeiros três meses deste ano, 5.262 casos da dengue em todo Estado. Este número representa aumento de 11% com relação ao mesmo período do ano passado, de 4.685 casos.

Segundo a gerente de Dengue, Febre Amarela e Chikungunya, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Christiane Bueno, o aumento é justificado em razão da recirculação dos sorotipos 1 e 2. Por outro lado, a positividade nos casos está em torno de 28%. A gerente avaliou que o percentual é relativamente baixo. “Quer dizer que os casos estão sendo notificados, a dengue está circulando, mas pode ser que tenhamos a circulação de outro vírus que não está sendo notificado”, disse.
Ela garantiu que a vigilância está em alerta quanto ao combate da dengue. Nesta primeira reunião, foram traçados novos rumos para o combate à doença. “O problema da dengue está em todo Estado. Após apresentado o balanço, estabeleceremos planos e metas para que o índice seja reduzido. Nas outras duas próximas reuniões trimestrais deste ano, vamos fazer o comparativo do resultado das ações”, afirmou.

Maria Neusa Ferreira Nunes é médica veterinária representou o município de Guaraí no evento. De acordo com ela, os focos são encontrados, em sua grande maioria, nas residências. Neste ano, foram contabilizados 40 casos. “É onde está a nossa maior dificuldade. Para reduzir o índice, vamos chamar a população para ser nossa parceira, chamar a responsabilidade da dengue não só para o poder público. Todos somos responsáveis pelo aumento dos focos e também pelo combate à dengue”, ressaltou.

Em Palmas, o número de casos notificados foi de 1.793 casos, com positividade de 20%. Para a coordenadora de Controle Vetorial, Roodineya Williams Gomes, a equipe trabalha com a suspeita de circulação de outro tipo de virose. “Os sintomas são parecidos, mas tivemos poucos casos confirmados de dengue”, contou.

Com o intuito de trabalhar ações voltadas para o combate e prevenção, ela explicou que o Comitê de Combate à Dengue já propôs um plano de rearborização para Palmas, com o plantio de árvores repelentes ao mosquito; a criação de um aplicativo para solicitação de atendimentos da comunidade. Foi solicitada ainda uma reunião com os vereadores de Palmas, a fim de que seja criada uma lei específica para notificação de reincidentes. “Tudo isso mostra que a Capital está empenhada no combate ao vírus e temos uma expectativa boa quanto à redução dos casos confirmados”, afirmou.
Prevenção

Para prevenir a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, é necessário evitar o acúmulo de água parada, colocar areia nos vasos de plantas, limpar calhas, colocar telas nas janelas, evitar o acúmulo de lixo, usar repelentes, inseticidas e larvicidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.