25 abril 2015

SINTET convoca para a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que acontece de 27/04 a 01/05


12 h · 

O SINTET atendendo ao chamado da CNTE, convoca todos os/as trabalhadores/as em Educação no Tocantins para participarem das atividades da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontece de 27 de abril a 01 de maio de 2015.

A partir da segunda-feira, dia 27, serão realizadas atividades em todas as sedes regionais do sindicato. Este ano a Semana tem como tema “EDUCAÇÃO, TRABALHO E DEMOCRACIA” e pretende envolver a comunidade escolar no desenvolvimento dos planos estaduais e municipais de educação, em sintonia com o PNE. Haverá debate nas escolas, aulas públicas em praças e ruas e atos públicos.

De acordo com a CNTE a Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação é pela garantia dos direitos da classe trabalhadora; Contra o PL 4330; Pelo regime de partilha dos royalties do pré-sal (contra o PL 131/2015 do senados José Serra); Contra a PEC 171/93, que prevê a diminuição da maioridade penal para 16 anos; Pelo cumprimento integral da Lei do Piso do Magistério; pela Valorização da Carreira dos trabalhadores em Educação; Pela implementação imediata e integral do Plano Nacional de Educação (PNE).

O SINTET reivindica ainda o cumprimento das reivindicações da categoria nas redes estadual e municipais:

Rede Estadual: 
O pagamento do retroativo das progressões 2013; Pagamento das Progressões 2014; Progressões 2015; Data-base; Equiparação PRONO e PROEB; Realinhamento dos índices das tabelas do PCCR; Enquadramento dos Administrativos e concurso público para administrativo; Aumento de 25% para 30% do Financiamento da Educação; Cumprimento da Meta 17 do PNE; Gestão dos recursos da Educação pela Seduc; Situação dos pedagogos; Aplicação do aumento do Piso salarial Profissional na carreira e Concurso para professores.

No dia 30 de abril, a CNTE organiza uma greve nacional com manifestações em todos os estados e municípios pelo cumprimento do piso e contra a terceirização. No Tocantins, o SINTET convoca os trabalhadores/as para paralisarem todas as atividades e aderirem a Greve Nacional da Educação. Em Palmas será realizado um grande Ato público.

“É preciso unificar as lutas nos estados pela garantia de direitos dos trabalhadores em educação e contra os retrocessos”, defende o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão.

Programação SINTET em Palmas:

Segunda-feira, dia 27/04
Reunião com a Seduc às 9horas, para tratar da pauta de reivindicações dos trabalhadores da rede estadual. 
Durante todo o dia: Professores que estiverem em livre docência e planejamento estão convidados a participarem da Plenária Final do Plano Municipal de Educação – PME, no Auditório da ETI Pe. Josimo.


Terça-feira, dia 28/04: 
Manhã: Palestra Discussão sobre Meritocracia e Terceirização. 
Local: ETI Padre Josimo/Horário: 8h
Tarde: Palestra Discussão sobre Meritocracia, Terceirização e Financiamento da Educação Pública.
Local: Município de Lagoa do Tocantins


Quarta -feira, dia 29/04
Manhã: Palestra Discussão sobre o Financiamento da Educação Pública.
Local: ETI Padre Josimo/Horário: 8h
Tarde: Palestra Discussão sobre Meritocracia, Terceirização e Financiamento da Educação Pública.
Local: Município de Novo Acordo

Quinta-feira, 30/04
Greve convocada em todos os municípios no Tocantins.
Assembleia com trabalhadores da rede estadual (filiados/as), às, 13 horas (No Colégio Anne Frank).
Grande Ato Público em Palmas, às 15 horas.
Concentração na Av. JK. Próximo ao Col. São Francisco.
Caminhada rumo ao Palácio Araguaia.


Sexta, 01/05:
Não haverá atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.