24 abril 2015

Aulas do Projovem Campo/Saberes da Terra começam nesta quinta

Em 23 de abril de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para Aulas do Projovem Campo/Saberes da Terra começam nesta quinta

Com foco na ampliação do acesso e na qualidade da educação para a população do campo, as aulas do programa Projovem Campo/Saberes da Terra começam nesta quinta-feira, 23, em 15 municípios do Bico do Papagaio. O programa conta com currículo diferenciado, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, gerencial, política, econômica, territorial e produtiva dos camponeses.

O programa, criado pelo Ministério da Educação (MEC) e gerenciado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O gerente de projetos e programas educacionais do governo federal, Erialdo Augusto Pereira, explicou a política do projeto. “A ideia é fazer com que o jovem, do campo, que muitas vezes não tem uma escolarização mínima, conclua o ensino fundamental em 24 meses”, afirmou.

O termo de adesão, para as turmas do programa foi assinado em 2014, mas os procedimentos para o início das aulas só foram concluídos neste ano. “As turmas são montadas com, no máximo 25 estudantes, e além dos conhecimentos nas áreas de linguagem, de exatas, de ciências da natureza, de ciências humanas, também estão integradas ao currículo da área agrária”, ressaltou.

Atualmente, o programa atende jovens dos seguintes municípios do Bico: Tocantinópolis, Angico, Itaguatins, Luzinópolis, Nazaré, Santa Terezinha, Palmeiras do Tocantins, Darcinópolis, Aguianópolis, Riachinho, Araguatins, Augustinópolis, Buriti, Carrasco Bonito e Esperantina.

Metodologia

As aulas do Projovem Campo/Saberes da Terra são ministradas em escolas estaduais e em escolas municipais cedidas pelas prefeituras, com carga horária de 180 horas tempo-escola e 600 horas tempo-comunidade. “No tempo-escola, acontece a parte teórica, e no tempo-comunidade, os professores visitam os estudantes em sua propriedade, onde é vivenciado na prática o que foi encaminhado em sala de aula”, reforçou o gestor lembrando que as atividades são realizadas de acordo com as características da atividade agrícola local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.