17 abril 2015

DEPUTADA VALDEREZ APRESENTA PROJETO SUA VOZ - SEU INSTRUMENTO E TRABALHO

Em pauta na Assembleia: 

Com base em dados da CNTE e em comemoração ao diz Mundial da Voz, Valderez apresenta projeto “Sua Voz – Seu Instrumento de Trabalho” e distribui maçãs e cartões com informações sobre saúde vocal!


Nesta quinta-feira, 16, é comemorado o dia mundial da voz campanha Pioneira no Brasil que serviu de modelo para outros países e tem por objetivo chamar a atenção da população sobre a importância e cuidados com a voz. Para focar um trabalho voltado para a saúde vocal dos professores, a deputada estadual Valderez Castelo Branco apresentou um Projeto de Lei (PL) que pede a criação no âmbito estadual do programa “Sua Voz – Seu Instrumento de Trabalho”.

De acordo com Valderez é importante trabalhar projetos que beneficiem os profissionais do magistério tocantinense. “O nosso trabalho nesta Casa é, acima de tudo, voltado para os interesses e pela qualidade de vida dos tocantinenses de modo gera e o futuro do nosso Estado depende muito da qualificação da mão de obra, portanto nas vozes dos nossos professores”, afirmou.

Nesta quinta-feira, 16, conforme destaca a fonoaudióloga Adriana Ferraz, também o dia de lembrar da maça como alimento importante para a saúde vocal. “Essa fruta é adstringente, um componente que auxilia na limpeza do trato vocal e também facilita a articulação”, completou.

Na ocasião, Valderez e sua equipe distribuíram na AL maças e cartões com informações importantes sobre a saúde vocal.

Porcentagens e Prevenção

Dados mostram que o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de laringe no mundo. No entanto, quando ele é descoberto precocemente o percentual de cura pode chegar a 100%. O principal sintoma é a rouquidão por período prolongado e repetidas vezes, que geralmente não recebe a devida atenção.

Segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, os distúrbios de voz representam 58% dos problemas de saúde dos professores. “Destes até 10% são afastados da sala de aula temporariamente ou definitivamente para tratamento de saúde vocal”, completou Valderez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.