29 março 2014

RETIRADAS E SUMIÇOS NA CPI DO IGEPREV

27/03/14 10h3327/03/14 16h35


Os deputados estaduais Stálin Bucar (SD), Luana Ribeiro (PR) e Solange Duabilibe (SD) pediram a retirada de seus nomes do requerimento que solicitava a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev). A informação é do autor do requerimento, o deputado Sargento Aragão (Pros). Ele disse que não conseguiu falar com o deputado Wanderlei Barbosa (SD), por isso, o nome dele ficou de fora. Manoel Queiroz (PPS) está afastado por licença, então, também não pode ajudar. Já, segundo Aragão, a deputada Amália Santana (PT) "sumiu" e acabou tendo o nome também retirado da lista.

BONIFÁCIO DECIDIU

Com isso, o número de assinaturas caiu para apenas sete e Aragão precisava de oito para apresentar o requerimento - ele chegou a ter 13 nomes, mas cada um foi "vazando" para um lado e outro. Assim, o deputado do Pros contou que ficou terça-feira, 25, até tarde da noite atrás do oitavo nome, que veio de onde menos se esperava: do deputado José Bonifácio (PR).

"O governo estava certo que não teríamos as oito assinaturas na sessão desta quarta [26]", comemorou Aragão. Segundo ele, como o requerimento já foi lido em plenário, quem assinou não tem mais como recuar.

A CPI foi apresentada com oito assinaturas: Sargento Aragão, Eli Borges (Pros), Marcelo Lelis (PV), Freire Júnior (PV), Josi Nunes (PMDB), José Bonifácio (PR), José Augusto (PMDB) e José Roberto (PT).

UMA NOVA LUTA

Agora a luta é pela indicação dos membros. São dois blocos de oposição e três blocos governistas. Assim, a CPI será composta por dois membros contra o Palácio - o próprio Aragão e Zé Roberto (PT) - e três favoráveis - ainda não foram indicados. Os governistas têm cinco dias para fazer a indicação. Lembrando que oposição poderia ter três membros e governo dois se o PPS tivesse aceitado formar bloco com o PMDB em fevereiro.

A próxima briga da oposição vai ser tentar conseguir ou vaga de presidente ou de relator da CPI. Impossível? "Impossível era conseguir instalar a CPI, e ela está aí. A relatoria e a presidência vamos construir com os membros da comissão", afirmou Aragão.

(Cleber Toledo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.