29 março 2014

IMPRENSA. Prefeitura diz que “não condizem com a verdade” informações exibidas no Jornal da Globo sobre atendimento médico em bar

Data do post: 28/03/2014 14:41:15

O Jornal da Globo exibiu, na noite de quinta-feira (27), uma matéria mostrando que pacientes no Município de Araguaína (TO) estavam recebendo atendimento médico em um bar porque o posto o Posto de Saúde da localidade está em reforma.


De acordo com a Prefeitura de Araguaína, a matéria exibida no telejornal, que foi produzida pela TV Anhanguera, “não condizem com a verdade”. Segundo a nota de esclarecimento, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) utilizou o espaço do bar ‘Geladão’ apenas no período da manhã para atendimento de moradores da região, devido a reforma da Unidade Básica de Saúde do Setor São Miguel.

A prefeitura diz ainda que no local foram realizadas aferições de pressão arterial, bem como atendimentos aos hipertensos e diabéticos. “Não houve nenhum procedimento clínico como refere-se a matéria da TV Anhanguera”, afirmou.

Depoimento do senhor Aparecido Elói

Conforme o Jornal da Globo, o senhor Aparecido Elói, aposentado e cadeirante, não concorda com essa história de ir ao bar em busca de saúde. “A gente se sente constrangido. A gente é homem do campo, lutou muito com a vida, com honestidade. E, hoje, quando a gente precisa de saúde, fica meio isolado”, lamenta.

A nota da Prefeitura esclarece que o senhor Aparecido Elói, entrevistado na reportagem, tem acompanhamento periódico, na modalidade “atendimento domiciliar” e não foi atendido no mutirão daquela equipe de PSF. Aparecido Eloi tem 44 anos e sofreu um acidente de cavalo em 1998, tendo paraplegia, portanto seu acompanhamento médico e de profissionais da saúde é feito em sua residência; sendo que a agente de saúde esteve naquele mesmo dia em sua residência, antes da reportagem.

“Boa intenção”

A matéria exibida em rede nacional diz que o dono do bar, que cedeu o espaço, só pensou no bom atendimento da população. “Isso foi uma iniciativa do agente de saúde, que chegou até a minha pessoa e perguntou se poderia ceder o espaço para fazer o atendimento do pessoal, já que o posto de saúde não estava funcionando. Aí, eu não vi problema nenhum, cedi na maior boa vontade”, lembra Flávio Cardoso.

Conforme a matéria, o atendimento médico no bar surpreendeu até os garçons que ficaram com medo de perder o emprego. “Em primeiro lugar, eu fiquei preocupado. Aí, pronto, o meu serviço eu perdi porque virou um posto de saúde”, conta o garçom Gilberto Pereira.

(Mouranet / AF de Noticias Foto: Matéria exibida no jornal da Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.