30 março 2014

Autoridades mexicanas resgatam 370 menores imigrantes que tentavam chegar aos EUA


29/03/14 18:28 Atualizado em 29/03/14 19:52 

Menino descansa em casa que acolhe imigrantes no Estado do México: menores enfrentam travessia perigosa na expectativa de chegar aos EUA Foto: Elisa Martins / 12/6/2012 

O GLOBO,COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS 

CIDADE DO MÉXICO — Autoridades do México resgataram, em diferentes operações, 370 menores imigrantes que tentavam chegar clandestinamente aos EUA. Quase metade deles, 163, foram supostamente abandonados por traficantes de pessoas que prometeram ajudá-los a atravessar a fronteira, e viajavam sozinhos, segundo o Instituto Nacional de Migração. Eles foram encontrados em locais perigosos e de difícil acesso e relataram que seus “guias” os deixaram entregues à própria sorte após receberem pagamentos de entre US$ 3 mil e US$ 5 mil. 

Os menores foram encontrados entre os dias 17 e 24 de março em 14 estados diferentes no México. As autoridades não detalharam nacionalidades nem as idades das crianças e jovens. 

“A maioria apresentava sinais de fadiga extrema, lesões nos pés, desidratação e desorientação por não saberem onde tinham sido abandonados”, disse o Instituto Nacional de Migração em comunicado.

As autoridades destacam que o fenômeno dos menores imigrantes que viajam sozinhos pelo México “aumentou de maneira significativa” nos últimos meses.

Cerca de 140 mil imigrantes ilegais, a maioria da América Central, entram no México a cada ano com o objetivo de chegar aos EUA. Muitos viajam com crianças e pagam os chamados “polleros” ou traficantes de pessoas para que os guiem até a fronteira. Nessa rota clandestina, os imigrantes se expõem a roubos, extorsões, estupros, sequestros e até assassinatos por organizações criminosas, além de abusos das próprias autoridades locais.


(extra.globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.