27 janeiro 2015

Sesau prepara municípios do Bico para levantamento rápido de infestação do aedes aegypti

26/01/2015 - 16h40m - De Bico 24h / Redação 
Técnicos de 05 municípios do Bico do Papagaio participam nesta terça-feira, 27, de treinamento sobre o Levantamento Rápido de Índices para Aedes (LIRAa) 2015. O treinamento segue até o dia 29 de janeiro, no prédio do Anexo I, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizado na Quadra 104 Sul Avenida LO-02. A proposta da capacitação é treinar coordenadores e digitadores municipais para conhecer o sistema e como inserir os dados obtidos nas ações em campo.
Segundo a gerente estadual da Dengue, Febre Chikungunya e Febre Amarela, Christiane Bueno, o LIRAa é o mapeamento rápido de investigação da presença do vetor transmissor da dengue. “É um levantamento que permite a identificação de tipos de criadouros predominantes e das áreas de maior infestação pelo mosquito nesses municípios”, explica.
“Os indicadores obtidos através do levantamento vão auxiliar o Estado e os municípios a direcionar ações focadas no controle e combate à dengue nas áreas mais críticas”, acrescentou o secretário estadual da Saúde, Samuel Bonilha.
Chikungunya
A novidade este ano é que o levantamento também vai tentar identificar a presença do aedes albopictus, mosquito encontrado no Tocantins e que também pode servir de vetor para transmissão da febre chikungunya. A doença foi introduzida no Brasil em 2014 e já teve casos confirmados em estados vizinhos ao Tocantins. Até o momento, nenhum caso confirmado de febre chikungunya foi registrado no Estado.
O período de chuvas intensas é um fator de preocupação. Por isso, qualquer pequeno acúmulo de água parada pode ser suficiente para a reprodução do mosquito da dengue, que também é o vetor de transmissão da chikungunya.
Sintomas
Entre os principais sintomas da doença estão febre repentina acima de 39 graus, dores intensas nas articulações de pés e mãos. Dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele também são outros sintomas comuns. “A dengue é uma doença de evolução rápida e pode levar à morte, se não for tratada. Já a febre chikungunya não tem uma letalidade alta, porém, pelas dores articulares, pode trazer problemas que podem limitar os movimentos da pessoa”, acrescenta a gerente.
Municípios prioritários
Os municípios de Araguatins, Tocantinópolis, Ananás, Augustinópolis e Axixá do Tocantins fazem parte do grupo das cidades do Bico do Papagaio consideradas prioritárias no controle e combate a dengue.
No último LIRAa divulgado em março de 2014, realizado em 25 municípios, os índices de infestação dos municípios de Araguaína (8,5%), Taguatinga (7,4%), Palmas (6,8 %), Formoso do Araguaia (5,9%), Wanderlândia (4,6%), Guaraí (4,5%) e Axixá do Tocantins (4,2%) indicavam situação de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.