29 janeiro 2015

Petista Donizete Nogueira assume lugar da senadora Kátia Abreu

28/01/2015 09h32 - De O Norte

Divulgação

O suplente de senador Donizeti Nogueira (PT), que assumirá a cadeira deixada pela Ministra Kátia Abreu (PMDB) no dia 3 de fevereiro. Garante que no Senado terá como bandeiras principais a educação, a territorialidade, os direitos humanos e da mesma a defesa da agricultura familiar e entende que o Tocantins está preparado para começar o seu processo de agro industrialização, sendo esse processo também uma prioridade.

Biografia

Donizeti Nogueira (PT) nasceu no dia 15 de outubro de 1955 em Minas Gerais, filho de Geraldo Francisco Nogueira e Hominda Borges Nogueira, é o primogênito de 11 irmãos. Pai de 4 filhos sendo eles: Édrio Donizeti Nogueira, Éveri Sirac Nogueira, Mariana Graciano da Silva e Gabriel Bernardo Marinho Nogueira. Avô de Nina e Lavínia e casado com Gleidy Braga Ribeiro.

Sua trajetória profissional começou aos 6 anos como lavrador quando acompanhava o pai na labuta de agregado e meeiro . Aos 12 anos foi para cidade para estudar e aos 19 anos cursou Técnicas em Agropecuárias na cidade Igarapava- SP. Logo aos 22 anos mudou-se de Minas para Goiás para trabalhar como Supervisor de vendas de uma empresa de Calcário Agrícola.

Nogueira iniciou sua militância no movimento da juventude de igreja ainda nos anos 70. Nos anos 80 aos 24 anos mudou-se para Gurupi para trabalhar como supervisor de vendas em uma empresa de sementes melhoradas de arroz milho e soja. Lá conciliou o trabalho profissional com a militância no movimento cultural e político. Filiou-se ao PT em 1983 e seis anos depois, foi eleito Presidente do Diretório do PT de Gurupi e com a criação do Estado do Tocantins, integrou a 1º Comissão Provisória do Partido em 1988, momento que se candidatou a deputado federal. Em 1989 Donizeti foi eleito o 1º Presidente do Diretório Estadual do PT.

Nos anos 90 coordenou a Caravana da Cidadania (1994), realizada pelo Presidente Lula. Foi também candidato a deputado estadual (1990) e a Senador da República (1994).

No início da década de 2000, cursou Administração na Unitins – Universidade do Tocantins. Nesta época, participou do movimento estudantil SOS Unitins- que resultou na federalização e consequentemente na implantação da UFT- Universidade Federal do Tocantins, pela qual se fez graduado em Administração.

Como Secretário Geral do PT, coordenou campanhas do Partido, com destaque para as campanhas vitoriosas do ex Presidente Lula em 2002 e do ex Prefeito de Palmas, Raul Filho (2004), em 2005 assumiu a Secretária Municipal de Governo, oportunidade em que implantou o programa Prefeitura nos Bairros, que descentralizou os serviços de gestão e atendeu mais de 150 mil Palmenses.

Assumiu também a Secretaria de Orçamento Participativo e Programas Especiais, onde atuou como elo entre Governo Municipal e Federal, através do Escritório de Representação da prefeitura de Palmas em Brasília. Em conjunto com a equipe de técnicos coordenou à captação de recursos, não só para Palmas, mas para outros municípios do Tocantins. Na articulação comunitária apoiou diversos eventos ligados aos movimentos sociais. E oportunizou a cerimônia do Casamento Comunitário para mais de 700 casais.

Em 2010 foi reeleito Presidente do PT, na qual se destacou ao realizar em conjunto com os militantes, uma gestão próxima das bases, participativa, democrática e atuante.

Atualmente como suplente de Senado, assumirá a cadeira de Senador no dia 03 de fevereiro.(Fonte: Portal Stylo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.