27 janeiro 2015

Nevasca deixa metrópoles nos EUA como cidades-fantasma, mas não causa dano esperado

Em 27/01/2015 - De Agência O Globo

Imagem O Globo/Reprodução

NOVA YORK - A nevasca que atingiu a Costa Leste dos EUA nesta segunda-feira deixou metrópoles parecendo cidades-fantasma. Com os governadores de estados como Nova York, Nova Jersey e Massachusetts declarando estado de emergência e desesperadamente pedindo a seus residentes que ficassem em casa, o cenário foi de desolação. Com interrupção do transporte público e locomoção interrompida, metrópoles ficaram abandonadas. A intensidade da tempestade, no entanto, não alcançou as previsões, causando menos transtornos que o esperado.
Em diversas regiões da Costa Leste, meteorologistas esperavam acúmulo de neve de até um metro, com ventos muito fortes. No entanto, os serviços de emergência não relataram até o momento vítimas fatais por conta da tempestade. A bolsa de Nova York garantiu que continuará aberta nesta terça-feira.
Em Nova York, Nova Jersey e Connecticut, todo o transporte público foi paralisado. As travessias do rio Hudson foram interrompidas. Apenas veículos de emergência podiam circular por Manhattan. O prefeito novaiorquino Bill de Blasio foi direto em seu apelo.
— Essa será certamente uma das maiores nevascas da História de nossa cidade — disse, pedindo aos cidadãos que não saíssem de casa e adiantassem o fim do expediente.
Em Nantucket, Massachusetts, ventos de até 126 km/h foram registrados. Em Boston, a nevasca continuava por volta das 6h (locais).
Ao total, mais de 60 milhões de pessoas foram afetadas diretamente. Escolas só devem voltar a funcionar na quarta-feira, enquanto a previsão de retomada do comércio depende da diminuição da precipitação.
Alguns turistas e residentes desafiaram os alertas e foram brincar na neve na cidade, em pontos como a Times Square, e em Boston, onde a previsão de acúmulo chegava a mais de 50 centímetros.
Os aeroportos, por sua vez, ficaram lotados: mais de 8 mil voos foram cancelados. A maior parte pode ficar sem decolar até quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.