28 de janeiro de 2015 - De Folha do Bico
Imagem Da Web/Reprodução
Em 2014 foram vacinadas contra a brucelose 336.678 bezerras bovídeas (bovinas e bubalinas) entre três e oito meses de idade, o que representa 94,31% dos animais nesta faixa etária do rebanho tocantinense. A informação é da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), que divulgou na tarde desta terça-feira, 27, os dados referentes à segunda etapa de vacinação que se encerrou no último dia 31 de dezembro de 2014. Já o índice de propriedades rurais com rebanho de fêmeas em idade vacinal foi de 87,76%.
O presidente da Adapec, Humberto Camelo, destacou o trabalho do Governo e dos produtores rurais no controle desta zoonose: “É importante destacar que este índice alcançado, é reflexo do trabalho da Adapec e do crescimento de conscientização por parte do produtor rural em relação à brucelose, pois a vacina é o meio mais seguro de controle desta zoonose,” disse. Ele ainda ressaltou que este ano será concluído o inquérito da brucelose iniciado no ano passado, que tem como objetivo medir a prevalência da doença no rebanho e nos animais.
Segundo a médica veterinária que responde pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Regina Barbosa, os produtores que vacinaram os animais e não declararam à Adapec até 31 de dezembro serão autuados por declaração fora de época e pagarão multas de R$ 127,69 por propriedade, devendo apresentar na Agência o atestado de vacinação com a vacina Cepa B19 e a nota fiscal da aquisição da mesma.
Já os demais produtores rurais que possuem fêmeas em idade vacinal no período e não vacinaram os animais, estão sendo notificados para realizarem a vacinação com a vacina Cepa RB-51.
Dados
O número de fêmeas vacinadas em 2014 com a vacina Cepa RB-51 alcançou 10.902 bovídeos. Na primeira etapa da campanha contra a brucelose, no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2014, foram vacinadas 445.629 fêmeas bovídeas, o que representa 95,90% do rebanho em idade vacinal, num total de 29.931 propriedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.