28 janeiro 2015

Risco de enchentes no Rio Tocantins preocupa população em Imperatriz-MA

28 de janeiro de 2015 - De Folha do Bico

imagem: blog do kabanno

O período chuvoso na região tocantina sempre causa preocupação nos moradores. Isso porque o risco de enchentes por conta do nível do Rio Tocantins é grande. Embora o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil monitorem todos os dias o nível do rio, as famílias preferem permanecer atentas.

No início do ano passado, o nível do Rio Tocantins subiu cerca de sete metros e desabrigou dezenas de famílias. Esse ano, o nível ainda permanece baixo, cerca de 60 centímetros abaixo do limite, mas com a chegada do período de chuvas essa situação pode se inverter. A insegurança da situação se repetir este ano tem deixado famílias atentas.

A capitã do grupamento do Corpo de Bombeiros responsável pelo monitoramento do nível do Rio Tocantins diz que a ocorrência de chuvas ainda não foi suficiente para as barragens da usina hidrelétrica de Estreito precisasse liberar a água represada.

“Diariamente a usina passa informações sobre a defluência e com relação às chuvas que existem aqui em Imperatriz não interferem nesta lâmina d’água. A interferência da chuva leva em consideração os riachos, mas isso depende da poluição e do solo”, explica.

O nível do Rio Tocantins é monitorado em tempo real e já possui relação das 466 famílias que podem ser atingidas caso uma aconteça uma nova enchente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.