12 junho 2013

O ESVAZIAMENTO DA AÇÃO DE EDUCAR



O ato de educar, como todos os demais, está se transformando. E é preciso acompanhar as mudanças inevitáveis.
Atualmente é quase impossível se assegurar por considerável tempo a concentração de crianças, jovens e adultos no espaço escolar, universitário ou mesmo em outros como cursos, preparatórios e afins. A fala, ações e recursos do professor/instrutor concorre com inúmeros desafios, desde as preocupações dos discentes com vários afazeres, aos diversos recursos tecnológicos que carregam consigo, tais como celulares, tablets, ipode, ifone, nets, notes e muitos outros.
A imagem seduz muito mais que o simples falar, a música entretém, relaxa e diverte (e pode ser mantida e repetida continuamente); enquanto as ações do educador são muito menos limitadas, atraentes e sedutoras.
Portanto, há que se considerar o novo contexto que se apresenta à atuação do professor e adequar a ação educativa, pois, do contrário, os efeitos esperados persistiram em não se manifestar conforme idealizado.

Francisco Monteiro

12/06/13

Um comentário:

  1. Digo isso sempre, é necessário adaptar-se à linguagem do aluno para mantê-lo interessado no assunto.

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