O ato de educar, como todos os
demais, está se transformando. E é preciso acompanhar as mudanças inevitáveis.
Atualmente é quase impossível se
assegurar por considerável tempo a concentração de crianças, jovens e adultos
no espaço escolar, universitário ou mesmo em outros como cursos, preparatórios
e afins. A fala, ações e recursos do professor/instrutor concorre com inúmeros
desafios, desde as preocupações dos discentes com vários afazeres, aos diversos
recursos tecnológicos que carregam consigo, tais como celulares, tablets,
ipode, ifone, nets, notes e muitos outros.
A imagem seduz muito mais que o
simples falar, a música entretém, relaxa e diverte (e pode ser mantida e
repetida continuamente); enquanto as ações do educador são muito menos
limitadas, atraentes e sedutoras.
Portanto, há que se considerar o novo
contexto que se apresenta à atuação do professor e adequar a ação educativa,
pois, do contrário, os efeitos esperados persistiram em não se manifestar
conforme idealizado.
Francisco Monteiro
12/06/13
Digo isso sempre, é necessário adaptar-se à linguagem do aluno para mantê-lo interessado no assunto.
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