10 junho 2013

A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES E A PROSTITUIÇÃO





A exploração sexual de menores e a prostituição constituem uma triste realidade. Algo inexplicável em termos racionais, uma vez que vivemos em uma sociedade plural, com bastante liberdade de opinião, atos e expressão. O sexo é algo natural e acessível a todos, dentro dos preceitos morais e lícitos. Portanto, não dá para compreender que um adulto abuse de menores, incapazes de se defender; como também, não dá para entender que alguém pague para ter sexo, quando o mesmo não é proibido e nem mesmo restrito.
O certo é que tanto a exploração de menores quanto a prostituição constituem práticas bastante presentes nas cidades brasileiras. Tais atos necessitam de condenação e repressão mais eficientes dos poderes constituídos. Mas vale lembrar que é preciso cautela na fiscalização e apuração dos casos, para que não se cometa injustiças. Uma vez que nem sempre os acusados são culpados, como também, nem todos os culpados são acusados. E ainda, nem todas as vítimas têm as condições adequadas para evitar as condições de vulnerabilidade à exploração. Resultando num conjunto de fatores que contribuem à exploração, à vulnerabilidade e a não recuperação das vítimas e muito menos dos agressores. Uma vez que as cadeias, presídios e penitenciárias brasileiras há muito tempo não cumprem mais seus papeis: recuperar os detentos, pelo contrário, Acentuam mais criminalidade, ainda mais na era digital, em que o celular permite ao crime, muito bem organizado, romper as barreiras físicas.

Portanto, a sociedade civil e o poder público constituído, precisam melhor compreender o tema, agir de modo mais pontual e minimizar as condições que contribuem para a exploração sexual e a prostituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.