22 junho 2013

A CIDADANIA SE CONSTRÓI TODO DIA EM TODOS OS ATOS




As manifestações que estão acontecendo no Brasil agora em junho de 2013 são importantíssimas, mas é preciso lembrar que elas deveriam acontecer há muito tempo, por vários motivos e em todos os lugares, pois o dinheiro é público, todos pagam por tudo e os governantes, que são apenas representantes do povo, só caberia obedecer a opinião pública. A questão é que, via de regra, a população apenas elege seus representantes e depois esquecem de acompanhar suas ações, em geral, apenas reclama da falta de funcionamento dos órgãos públicos e da ética na condução de prefeituras, estados e do país.

Estas manifestações se constituem em um show de cidadania, mas para que tenham pleno sucesso é preciso continuá-las em todos os atos, em todos os lugares e mesmo individualmente. Como? Sendo ético, justo crítico e responsável para consigo mesmo e para com os seus, para com os outros e, assim, realmente estaremos construindo um país melhor.

Devemos também manifestar-nos antes, durante e depois das eleições: como? Acompanhando a trajetória dos políticos, dos servidores públicos e de todos, pois deste modo teremos reais condições de votar consciente, e não apenas votar no amigo, em quem prometeu emprego, dinheiro, uma função mais leve num órgão público ou até mesmo algo mais banal e absurdo, como material de construção, auxílio para tratamento de saúde, um dinheiro para uma cachaça (como muito ocorre todos os anos) etc.

Não se está aqui criticando as manifestações, mas refletindo que elas não devem se resumir apenas numa onda, mas precisam mudar a maneira de cada um de nós ver e agir, todos os dias, pois o Brasil não é da presidente, dos governadores, dos prefeitos, senadores, deputados e vereadores. É de todos e cada um de nós.

Parabéns Brasil. Mude já e para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.