15 junho 2013

O PROGRESSO E O ATRASO: QUESTÃO DE PONTO DE VISTA




No ponto de vista moderno o progresso constitui-se em viver nos centros urbanos e ter acesso à tecnologia, ao transporte, à educação escolar e universitária, ao trabalho, à saúde e a inúmeras outras oportunidades sociais, econômicas, políticas e culturais que não são facilmente encontradas no campo.
Desse modo, tal concepção acabou por gerar preconceitos quanto ao viver no campo, o que ultimamente merece reflexão. Pois se a noção de progresso remete ao viver melhor, tal não mais se sustenta na realidade de muitos países ditos desenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil. Visto que os centros urbanos não asseguram mais segurança, mobilidade, saúde, trabalho e educação de qualidade para quase toda a população.
É constante, como agora, as manifestações públicas contra vários temas políticos e sociais, a exemplo do transporte, reposições salariais, segurança, emprego e muitos outros.
Desta situação nota-se que o campo está se tornando cada vez mais atrativo, visto que a tecnologia permite a redução das distâncias, maior acesso às oportunidades que antes só os centros urbanos permitiam; o que tem levado muitas pessoas a fugirem das grandes cidades e se refugiarem em menores, mais tranquilas e mais acolhedoras.
Portanto, vale refletir até que ponto morar em cidade grande contribui para se ter qualidade de vida? Onde são constantes os assaltos, os congestionamentos, os acidentes, maior estresse devido ao ritmo de vida mais competitivo e complexo?
Vale a pena refletir.

Francisco Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.