14 junho 2013

ACESSO À INTERNET: UM DIREITO FUNDAMENTAL


        No contexto atual o acesso à internet é indispensável, pois assegura melhor formação, rompe barreiras econômicas e sociais, promove justiça social e, disto se nota, o seu valor.

            Assim, a internet tem se manifestado como uma tecnologia extremamente valiosa em vários aspectos da vida moderna: seja na educação, no trabalho, no lazer, na segurança, ou em inúmeros outros, pois permite grande agilidade na circulação de dados, o que promove inúmeros benefícios à sociedade, que se torna cada vez mais informada e, por conseguinte, formada.
            Como exemplo de formação política se podem mencionar as manifestações públicas contra a corrupção, realizadas recentemente em grandes cidades brasileiras, as quais foram articuladas pela internet.

            Quanto ao rompimento de barreiras sociais e econômicas, se pode citar a popularização dos recursos de comunicação e informação, os quais têm sido obtidos cada vez mais pelos menos favorecidos, o que tem contribuído para a igualdade social.

            Em relação à justiça social, vale ressaltar que a internet agiliza e descentraliza a divulgação de informações, o que permite maior fiscalização de governos, empresas, instituições e demais meios de veiculação de informações, os quais se veem constantemente pressionados pelos usuários da internet.

            Portanto, cabe à sociedade garantir a todos o acesso à internet. O que pode ocorrer através da instalação de postos de acesso público à rede, dotação de laboratórios virtuais nas escolas e capacitação dos professores quanto ao uso desses recursos e, ainda, ampliação de debates quanto ao uso dos recursos tecnológicos; ação a ser conduzida pelo Poder Público, de modo que se promova o uso mais adequado e eficiente da internet à toda a população.
Por Francisco Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.