07 junho 2013

ESCLARECIMENTOS AO TEXTO UTOPIA

Reações se manifestaram contra as colocações ao texto Utopia, de 04/06/13, deste autor. Porém, vale ressaltar que os fatos discutidos são vividos, de conhecimento público, e notório, os quais não se restringem apenas à realidade evidenciada, mas a muitas outras. Assim, vale esclarecer:
· Esclarecimento ao texto: o texto Utopia refere-se não a pessoas em particular. Mas às práticas reais. Não se citou nomes (para evitar “constrangimentos”). Se houver discordâncias, observe-se a realidade in loco.
·          A questão da desigualdade: ao afirmar que ela existe, o autor o faz com conhecimento de causa (atua na educação pública a mais de 15 anos). E A desigualdade é existente em todos os setores sociais. E a escola também é social. Por outro lado, a responsabilidade pela desigualdade de tratamentos não é apenas de um, mas de todos. Quem a permite, como também, das próprias pessoas que se beneficiam, e silenciam. E ainda dos demais, que se calam.
·         Razões dos textos: o autor justifica as colocações pela falta de mudança da realidade. Há bastante tempo existem reuniões, ações, projetos e programas nos espaços educacionais, entretanto, as práticas de quem as realizam não são alteradas. E é contra elas que se propõe a reflexão. E o autor também se propõe a isso, e destaca que não é perfeito, portanto, também sujeito a questionamentos.
·         A questão do horário: com relação à divergência de horário de servidores administrativos e docentes, deve-se esclarecer: não se afirmou que todos os servidores não cumprem horários. Mas quem não o faz (muitos, frequentemente, até ultrapassam a jornada exigida). Professor também é humano, falha, atrasa-se (mas é bem fiscalizado), enquanto outros não. As razões são conhecidas, explícitas. Qual a justificativa para se mudar o horário de funcionamento de um setor dos demais setores (administrativo do docente), pois se o pai ou qualquer cidadão for à escola, com certeza será no horário de aulas, então, a chegada mais tarde ou a saída mais cedo ao local de trabalho só beneficia quem o faz, não à comunidade. Se houver dúvida, confira a realidade in loco.
·         Fundamentação: o autor justifica que as afirmações são polêmicas, mas os fatos são reais, e as fez com conhecimento e após conferi-las junto à Seduc Tocantins, consultar o regimento interno Seduc e o estatuto da Associação de Apoio da Escola, da qual é associado, e tem todo o direito e dever de acompanhar, estimular e até mesmo fiscalizar a realidade educacional.
Diante das questões abordadas, acredita-se esclarecer as dúvidas, questionamentos e divergências surgidas, e espera-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino escolar.
Francisco Monteiro
Professor
(Integrante da Associação de Apoio do Colégio Estadual Bela Vista)

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