27 janeiro 2016

TOCANTINS - Governador empossa novos secretários e confirma carioca para a Saúde

27/01/2016 18h23 - de Portal Stylo (Reprodução)

Ademir dos Anjos
O governador Marcelo Miranda empossou na tarde desta quarta-feira, 27, os novos titulares de algumas pastas provenientes da reforma administrativa anunciada na semana passada. Tomaram posse o economista Edson Ronaldo Nascimento, na Secretaria da Fazenda, em lugar de Paulo Afonso Teixeira; Alexandro Castro, que assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Cultura; e Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz, na Secretaria de Governo e Articulação Política.

Além disso, Marcelo confirmou o nome do ortopedista e traumatologista carioca Marcos Esner Musafir para substituir Samuel Bonilha na Secretaria Estadual da Saúde. Como antecipou o Portal Stylo, Musafir já foi secretário de saúde no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Luiz Fernando Pesão (PMDB) e segundo informações de bastidores, teria sido uma indicação partidária para Marcelo Miranda. Durante a sua gestão no Rio de Janeiro, Musafir enfrentou o início da crise que o sistema carioca vive atualmente, com hospitais sem capacidade de atendimento, falta de insumos e profissionais em greve.

O ex-secretário de Governo, Hebert Brito (BUti), foi indicado para assumir o Itertins no lugar de Júlio César Machado, que estava na pasta desde o início de governo e que teve a sua indicação criticada na época por causa de sua ligação com um escândalo de fraude em diárias durante a sua gestão a frente da Fundação Cultural do Estado, na segunda gestão de Marcelo.

A nomeação de Buti para o Itertins frustrou as expectativas de reaproximação de Kátia Abreu (PMDB) com o Governador Marcelo Miranda. Informações de bastidores dão conta que Kátia reivindicou a indicação da autarquia como condição para voltar a participar do governo. Figuras políticas ligadas a ministra afirmam que ela teria se recusado a aceitar a indicação da Secretaria da Agricultura ressaltando que a sua participação no governo Federal já é suficiente para beneficiar o segmento no Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.