CULTURA
27/01/2016 03h3627/01/2016 03h36 - De Ecos do Tocantins (Reprodução)
BENEDITO VALADARES
web
Ex-governador de Minas Gerais, Benedito Valadares
QUANDO BENEDITO VALADARES FOI ESCOLHIDO INTERVENTOR EM LUGAR DE GUSTAVO CAPANEMA, QUE ERA O CANDIDATO DE VIRGÍLIO DE MELO FRANCO E, COMO SECRETÁRIO DO INTERIOR, ASSUMIRA O GOVERNO COM A MORTE DE OLEGÁRIO MACIEL, CAPANEMA CAVALHEIRESCAMENTE, FOI À ESTAÇÃO RECEBER BENEDITO.
NO CARRO, A CAMINHO DO PALÁCIO, IRRITADO MAS CONTIDO, CAPANEMA DEU CONSELHOS :
- BENEDITO, VOCÊ SABE QUE NÃO É UM HOMEM DE LETRAS. vOCÊ PRECISA CERCAR-SE DE HOMENS CULTOS, QUE SAIBAM COISAS, QUE LEIAM COISAS, QUE PENSEM COISAS, QUE ELABOREM COISAS, QUE CRIEM COISAS. BENEDITO OUVIU E NADA DISSE. NEM TUGIU NEM MUGIU. DEPOIS QUEIXAVA-SE A JUSCELINO :
- O CAPANEMA É UM EXCELENTE COMPANHEIRO, MAS TEM A MANIA DE PENSAR QUE SÓ ELE SABE DAS COISAS. E FALA EM COISAS, COISAS, MUITO ANTIPATICAMENTE. IMAGINE QUE ELE ME FALOU TANTO EM LIVROS QUE CHEGUEI EM CASA COM VONTADE DE RASGAR OS QUE TENHO LÁ.
bENEDITO NUNCA O PERDOOU. E, AO FIM DA VIDA, SUBSTITUÍDO NO SENADO JUSTAMENTE POR CAPANEMA, AUMENTOU A IRRITAÇÃO. VIVIA AMEAÇANDO DISCRETAMENTE :
- COITADO DO CAPANEMA. ELE VAI FICAR MUITO MAL EM MINHAS MEMÓRIAS, MAS EU NÃO TENHO CULPA. O QUE É QUE EU VOU FAZER ? FOI ELE.
Sebastião Neri
Folclore político brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.