29 janeiro 2016

Rios de Balsas transbordam e alagam parte da cidade

28 de janeiro de 2016 - de Folha do Bioco (Reprodução)

O principal rio que corta e abastece a cidade de Balsas, além de outros rios menores que passam pela cidade, transbordaram depois da forte chuva que começou no fim da tarde dessa quarta-feira (27) e só parou na manhã desta quinta-feira (28).

Até a tarde desta quinta, o Corpo de Bombeiros contabilizou 52 famílias afetadas pela enchente, sendo 11 desalojadas, quando vão para casas de parentes, três desabrigadas, quando famílias vão para abrigos públicos, um desabamento de residência e 14 casas com estruturas comprometidas. Ainda segundo os bombeiros, esses números tendem a aumentar.

Muitas casas que ficam próximas ao leito do rio foram tomadas pela água. Em algumas residências, apenas os tetos não ficaram debaixo d’água. Até a ponte de madeira, que é cartão postal da cidade, quase foi completamente coberta pela água do Rio Balsas.


Alguns donos de bares, que ficam próximos do rio, tiveram prejuízos. Um freezer de um deles foi carregado pela correnteza. O Rio Maravilha também transbordou. A água cobriu uma ponte que serve de acesso para vários povoados da zona rural do município. No bairro Trisidela, o ginásio de esporte ficou alagado, e a água, por pouco centímetros, não atingiu o teto.

Com a cheia, as estações de captação de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), empresa responsável pelo abastecimento da cidade, foram danificadas. Todo o Centro de Balsas e mais 11 bairros estão sem água nas torneiras. Na rua Paulo Ramos, uma erosão destruiu parte da tubulação de distribuição de água para a cidade.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Balsas informou que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está avaliando a situação, porque a previsão é de mais chuva em todo o Maranhão.


Com relação ao sistema de captação de água, a assessoria informou que teve que ser desligada a energia para evitar acidentes, pois diversas adutoras foram danificadas. Os procedimentos técnicos só poderão ser realizados quando a água do rio baixar. (iMirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.