27 janeiro 2016

Mais 90 mil eleitores poderão ter seus títulos cancelados no TO

TRE alerta que recadastramento biométrico termina no dia 4 de março em 12 zonas eleitorais; Situação crítica em Taguatinga

27/01/2016 06:00 LIA MARA - De Jornal do Tocantins (Reprodução)


Aline Sêne
Palmas
Mais de 60% dos eleitores do Tocantins votarão nestas eleições por meio da identificação biométrica, abrangendo 18 zonas eleitorais, 74 dos 139 municípios. Hoje, dos 1.012.910 eleitores, 590.121 já estão cadastrados biometricamente, que significa 58,26% dos votantes no Estado. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, alertou que os eleitores das 12 zonas eleitorais, que estão passando por revisão eleitoral, que consiste no recadastramento biométrico, têm até o dia 4 de março para se apresentarem. Hoje, 93.051 eleitores ainda não compareceram nas zonas e poderão ter os seus títulos eleitorais cancelados.

Ângela explicou que a meta do TRE é alcançar 80% dos eleitores de cada zona, sendo que situação a melhor situação é a de Miracema do Tocantins, com 74,93% de revisão, seguida da zona de Paranã, com 73,43%, e Miranorte, 70,15%. As situações mais críticas são nas zonas eleitorais de Taguatinga, revisão de 59,13% dos eleitores, Colinas do Tocantins, com 60,28%, e Novo Acordo, 60,34% (confira detalhamento no quadro abaixo). “Queremos evitar o cancelamento dos títulos eleitorais e também tumultuo e filas nos últimos dias do fechamento da revisão”, explicou a presidente.

O balanço ocorreu na manhã de ontem, quando a presidente Ângela recebeu os profissionais da imprensa para um café da manhã. Na ocasião, a desembargadora também destacou que estava sendo reaberta as sessões de julgamento do TRE.

Prazo final

Os eleitores que perderem o prazo para se apresentarem na revisão eleitoral da sua zona eleitoral terão até o dia 4 de maio para regularizar sua situação na Justiça Eleitoral, pois o seu título será cancelado. O dia 4 de maio, 151 dias antes das eleições de 2016, é o último dia para o eleitor tirar o primeiro título eleitoral, pedir transferência de domicílio ou de seção, alteração no título eleitoral e requerer nova inscrição em caso de cancelamento. Depois dessa data, o sistema da Justiça Eleitoral encerra e só será reaberto depois das eleições.

Penalidades

O cancelamento do título eleitoral deixa o eleitor impedido de solicitar passaporte e CPF, tomar posse em concurso público, fazer ou renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino e obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais.

Recadastramento

O eleitor, para evitar filas, poderá agendar o seu recadastramento pelo site do TRE ou pelo telefone 0800-6486800.

Para realizar o recadastramento biométrico é preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto e o comprovante de endereço. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e novo modelo de passaporte não são aceitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.