27 janeiro 2016

Abertura de comporta na Usina de Estreito (MA) afeta Tocantinópolis

Nível do rio Tocantins subiu na região após a abertura das comportas das hidrelétricas de Peixe, São Salvador do Tocantins, Lajeado e Estreito


27/01/2016 - 13:40Dirceu Leno/Ascom - De Jornal do Tocantins (Reprodução)

Rio Tocantins fica acima do nível normal em Tocantinópolis
Talita Melz
Palmas
O nível do rio Tocantins está cinco metros acima do normal no trecho que passa pelo município de Tocantinópolis, Extremo Norte do Estado, devido à necessidade da abertura das comportas das hidrelétricas ao longo do curso do rio. Desde a semana passada comportas de hidrelétricas dos municípios de Peixe, São Salvador do Tocantins e Lajeado vêm sendo abertas. E ontem foram abertas as comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), de Estreito (MA), que fica a que fica a 28 km de Tocantinópolis. As informações são da Defesa Civil do Estado. 

A abertura das comportas acontece devido ao grande volume de água nos reservatórios decorrendo das fortes chuvas registradas no Estado em todo o mês de janeiro. Após a abertura das comportas da UHE de Estreito, a Defesa Civil orientou a população da região a evitar navegar ou permanecer na área abaixo da hidrelétrica, ou seja, cidades que fazem divisa com o Maranhão.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Tocantinópolis, o nível da água está alto hoje, depois da abertura das comportas de Estreito ontem.

Vazão

Ainda conforme informações da Defesa Civil, das quatro grandes usinas hidrelétricas do Estado, somente a de Lajeado operava com vazão acima dos níveis normais na tarde da última segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil, ao longo desta semana o nível do Rio Tocantins pode chegar até sete metros acima do nível normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.