21 dezembro 2015

Mais de 80% das curvas perigosas em rodovias têm falhas

INFRAESTRUTURA

Em 21/12/2015 às 17h02 - DIVULGAÇÃO / CNT (Reprodução)

Em 42% desses pontos não há placas legíveis e proteção lateral para evitar saídas de pista.

Foto: Bine Morais/O Estado

BRASIL – Em 84% dos trechos com curvas perigosas em rodovias brasileiras têm falhas que comprometem a segurança dos motoristas. Em 42% desses pontos não há placas legíveis nem defensas completas, proteção lateral para evitar saídas de pista. Outros 33% dos trechos têm somente as placas, mas sem a proteção lateral.

Em 8,8% dos trechos há defensas completas, mas não há placas legíveis. Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que analisou mais de 100 mil quilômetros de estradas em todo o país. Em 35 mil quilômetros, foram identificadas curvas perigosas.

Segundo o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, os índices preocupam. “Isso mostra que nossos projetos viários são antigos. Lembrando que o número de veículos cresceu muito no Brasil. Sem a informação de que existe a curva perigosa e sem a proteção, no caso de o veículo não conseguir completar o trajeto, acaba contribuindo para o elevado número de acidentes no nosso país”, afirma.

Conforme a Pesquisa CNT, os acidentes em curvas perigosas, normalmente, são associados a velocidades superiores às permitidas pelas condições geométricas, pelo estado de conservação do pavimento, pelas baixas condições de visibilidade, pela sinalização deficiente ou pela ausência da proteção contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.