23 dezembro 2015

Plantio de soja no Tocantins atinge 58% da área estimada

Em 22/12/2015 17h01 - De Portal Benício (Reprodução)

Norte Agropecuário
Atrasado por conta dos efeitos do fenômeno El Niño, que reduziu os níveis de chuva na região, o plantio de soja no Estado do Tocantins atingiu 58% da área estimada. Neste período da safra passada o plantio já havia atingido 90% da área. As informações constam no boletim da consultoria França Junior. O governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, divulgou recentemente que o plantio já havia alcançado 60% da área estimada.

Conforme a consultoria, as chuvas não atingiram os índices favoráveis para melhorar os resultados do plantio. O El Niño gerou atraso no Centro-Oeste por conta da falta de umidade e na região Sul em função do excesso de chuvas. Por outro lado, estados como Paraná e Mato Grosso – que abriram a safra em meados de setembro – preparam a colheita, que deve começar na virada do ano, daqui duas semanas.

Três dos quatro estados do Matopiba estão com o plantio bastante abaixo da média histórica, o que pode comprometer a produtividade, principalmente na soja. Os indicadores da semeadura na nova fronteira agrícola, que responde por 10% da oleaginosa produzida no país, estão com atrasos consideráveis. De acordo com boletim da consultoria França Junior, a pior situação está no Piauí, onde apenas 35% da área foram semeadas. Na mesma época do ano passado, o índice era de 75%.

Maranhão e Tocantins apresentam situações semelhantes. O plantio alcançou 48% e 58%, respectivamente, sendo que há um ano as máquinas já tinham coberto 88% e 90% da área nesta mesma época. Em situação mais confortável, mesmo que com atraso também, está a Bahia, onde 82% de uma área de 1,6 milhão de hectares já foram semeados – em dezembro passado era 92%.

ESTADOS

Nas demais regiões produtores de grãos do país, a semeadura está encerrada e/ou terá seu desfecho até o final desta semana. Em Mato Grosso do Sul e São Paulo, os trabalho já foram finalizados, enquanto no Paraná e Mato Grosso, maiores produtores de soja do Brasil, o índice de plantio está em 99%. Considerando o país, o plantio está em 92%, contra 97% de dezembro de 2014.

Agora, a expectativa dos produtores está em relação ao desenvolvimento das plantas, principalmente nos estados do Centro-Oeste, onde muita semente foi lançada no solo totalmente seco, praticamente na poeira.

(Com informações do Portal do Agronegócio) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.