A área, de quatro hectares, tem mais de quatro mil pés de uva.
Produção abastece Lagoa da Confusão, Gurupi e Palmas
Um produtor rural do Tocantins cultiva uvas em pleno cerrado e a plantação tem dado bons frutos. A área fica em Lagoa da Confusão, sul do Tocantins. A produção abastece o mercado local e os municípios de Gurupi e Palmas. "Aqui ela dá uma uva muito doce. O pessoal até fala que a uva daqui é mais saborosa que a do sul", comenta Luciano Bueno. (Veja o vídeo).
O produtor trabalha com produção de uvas há 10 anos. A área cultivada no Tocantins tem quatro hectares onde estão plantados mais de quatro mil pés de uva. A produção está concentrada na espécie niagara branca.
Conforme Luciano, não existe segredo. O vinhedo, preferencialmente, deve ser instalado em regiões de temperatura elevada, baixa umidade relativa e alta insolação. Nestas condições, o crescimento das videiras é contínuo.
"A gente produz duas vezes ao ano. Quando tira a fruta, dá um descanso para a planta de 30 a 35 dias, aduba e poda. A partir da poda é de 110 a 120 dias para ela estar novamente madura".
A niagara branca é muito usada na fabricação de sucos, mas também pode ser usada na produção de vinhos de mesa, conhecidos pelo sabor e aroma. Serve também para a fabricação de geleias e para o próprio consumo in natura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.