24 dezembro 2015

Produtor aposta em cultivo de uva no sul do Tocantins

24/12/2015 16h33 - Atualizado em 24/12/2015 16h33 (Reprodução)

A área, de quatro hectares, tem mais de quatro mil pés de uva. 
Produção abastece Lagoa da Confusão, Gurupi e Palmas

Do G1 To com informações da TV Anhanguera

Um produtor rural do Tocantins cultiva uvas em pleno cerrado e a plantação tem dado bons frutos. A área fica em Lagoa da Confusão, sul do Tocantins. A produção abastece o mercado local e os municípios de Gurupi e Palmas. "Aqui ela dá uma uva muito doce. O pessoal até fala que a uva daqui é mais saborosa que a do sul", comenta Luciano Bueno. (Veja o vídeo).
Plantação de uva fica em Lagoa da Confusão (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Plantação de uva fica em Lagoa da Confusão
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O produtor trabalha com produção de uvas há 10 anos. A área cultivada no Tocantins tem quatro hectares onde estão plantados mais de quatro mil pés de uva. A produção está concentrada na espécie niagara branca.
Conforme Luciano, não existe segredo. O vinhedo, preferencialmente, deve ser instalado em regiões de temperatura elevada, baixa umidade relativa e alta insolação. Nestas condições, o crescimento das videiras é contínuo.
"A gente produz duas vezes ao ano. Quando tira a fruta, dá um descanso para a planta de 30 a 35 dias, aduba e poda. A partir da poda é de 110 a 120 dias para ela estar novamente madura".
A niagara branca é muito usada na fabricação de sucos, mas também pode ser usada na produção de vinhos de mesa, conhecidos pelo sabor e aroma. Serve também para a fabricação de geleias e para o próprio consumo in natura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.