21 de janeiro de 2015 - De Folha do Bico
Imagem da Web/Reprodução
As agências dos Correios no Tocantins foram assaltadas 25 vezes em 2014. O número foi divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos no Tocantins (Sintect-TO) e confirmado pela Diretoria Regional dos Correios. No ano em questão, 81 funcionários e um grande número de clientes dos Correios ficaram sob a mira dos assaltantes. Algumas agências chegaram a ser assaltadas mais de uma vez no período.
O Sintect atribuiu o número devido a falta de investimentos em segurança por parte da diretoria do órgão. De acordo com o sindicato, mesmo nas agências em que há câmeras de segurança, elas estão frequentemente fora do ar por falta de manutenção. Outras ações, como a instalação de detectores de metais nas entradas e a contratação de vigilância armada para as agências, estariam encontrando resistência na diretoria .
No Tocantins, a estatal tem cerca de 800 funcionários e 146 agências. Em Goiás, que faz divisa com o Tocantins, são 277 agências, mas mesmo assim em 2014 apenas oito casos de assalto foram registrados. O Sintect-GO atribui o número reduzido a instalação de detectores de metal e a presença dos guardas. As medidas foram tomadas em acordo com a regional goiana entre 2011 e 2014 e trouxeram a média de assaltos anuais de cerca de 80 para menos de 10.
O Sintect-TO afirma que tenta negociar as melhorias com a diretoria estadual desde 2011. Por causa da falta de diálogo, o sindicato protocolou uma denúncia no Ministério do Trabalho do Tocantins em 2014. Em janeiro de 2015 já foram dois novos casos de assalto no estado. A situação é considerada grave pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), que destacou o número alto quando comparado ao de Goiás.
Posição dos Correios
Os Correios responderam aos questionamentos do sindicato afirmando que “investem constantemente em medidas de segurança visando atender, sobretudo, a segurança dos trabalhadores e dos clientes”. A empresa destacou que instalou três postos de vigilância armada em agências do estado e que prepara a instalação de mais 13. De acordo com a assessoria, o número de assaltos caiu de 37 em 2013 para os 25 de 2014 após a medida.
Ainda de acordo com a estatal, está sendo desenvolvida uma ação conjunta com a Polícia Federal para a prevenção de assaltos em todo o país. O projeto é considerado piloto e está acontecendo no Piauí. Ainda não há data para que os benefícios deste projeto alcancem o Tocantins. (G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.