Universidade pode não se recuperar se não mudar, alerta editor da lista
Do R7
Thinkstock
Ranking analisou quais as universidades do mundo com maior reputação dentro da comunidade acadêmica
Publicidade
A USP (Universidade de São Paulo) é a única instituição brasileira no top 100 da THE (Times Higher Education), que anualmente divulga o nome das melhores universidades do mundo de acordo com a reputação de cada uma delas. Neste ano, a USP ficou entre 81-90. Em 2013, ela despontava na marca de 61-70 (veja no ranking logo abaixo).
Mesmo sendo a única representante do Brasil e da América Latina na lista, Phil Baty, editor da THE, destaca que a situação da USP é preocupante.
— A reputação da USP caiu neste ano. É preciso se preocupar porque sem uma ação significativa ela pode entrar em uma espiral para baixo no ranking. Aparentemente, o fato da universidade ter sua excelência comprovada em algumas áreas-chave não refletiu na sua reputação em regiões importantes do globo, disse.
Baty lembra que o investimento e a internacionalização são chaves para o sucesso das instituições de ensino superior.
— Na Ásia, por exemplo, onde há muita empolgação sobre o investimento no ensino superior, constatamos que a USP passa despercebida. Uma verdadeira internacionalização poderia ajudar a instituição a realizar seu potencial.
Em 2012 e 2013, a USP esteve na posição entre 61-70. A queda acontece no ano em que a universidade enfrentou diversos problemas, como a crise ambiental no campi da USP leste, interditado porque o terreno está contaminado. O orçamento da universidade também tem gerado preocupação.
A USP cortou investimento em pesquisa, que pode contribuir para a queda da universidade no ranking mundial, lembrou por Phil Baty.
Apesar dos problemas, na última terça-feira (25), a QS (Quacquarelli Symonds), organização internacional que avalia o desempenho de escolas e universidades em todo o mundo, divulgou uma lista no qual a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) se destacam entre as 50 melhores instituições de ensino superior do mundo.
As melhores do mundo
A universidade de Harvard aparece pelo quarto ano consecutivo em primeiro lugar no ranking da THE. Em seguida, vem o Instituto de Tecnologia de Massachusetts que também manteve a mesma posição registrada no ano passado.
Na edição de 2014, a universidade de Cambridge, na Inglaterra, cedeu a terceira posição para a de Stanford, nos EUA, e caiu para o quarto lugar.
Os Estados Unidos lideram a lista, com 46 instituições no top 100. Em seguida, vem o Reino Unido, com dez instituições, com seis ao todo.e a Alemanha, com seis universidades. Japão e China vem em seguida, com cinco instituições.
Assim como o Brasil, Taiwan, Suécia, Rússia, Turquia, Bélgica e Israel contam com apenas uma instituição na lista.
O ranking
O ranking da THE aponta quais são as 100 melhores universidades do mundo, de acordo com a reputação de cada uma. Os critérios não refletem a qualidade da universidade em si, mas a sua fama no meio acadêmico.
Pesquisadores foram questionados para que cada um nomeasse até 15 instituições de excelência em seus campos de atuação. O Times Higher Education World Reputation Rankings 2014 teve os questionários distribuídos em diversos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.