27 setembro 2015

Palmenses se preparam para observar eclipse total e superlua


Em 27/09/2015 16h11 - Atualizado em 27/09/2015 16h33 (Reprodução)

Palmas deve ter condições perfeitas para observação.
Fenômeno duplo não deve se repetir antes de 2033. 

Do G1 TO 
 
 
Superlua ao nascer vista do sopé da Serra do Lajeado (Foto: Divulgação/ClóvisCruvinel)

Vários palmenses estão se preparando para assistir dois espetáculos que estão previstos para acontecer com a lua na noite deste domingo (27). O primeiro é um eclipse total, que poderá ser observado por mais de uma hora, por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio. Depois, a lua reaparecerá pintada de vermelho – fenômeno chamado de superlua e também conhecido como 'lua sangrenta' ou lua de sangue.

“É um fenômeno muito interessante e é algo aberto para se ver. Além de ser raro, visto que são dois espetáculos seguidos. Marquei com alguns amigos e vamos para o Morro do Chapeú, na Serra do Lajeado. Vou levar uma máquina e tentar tirar algumas fotos”, comentou o funcionário público Elyakyn Ribeiro, de 29 anos.
saiba mais
Superlua e eclipse total ocorrem ao mesmo tempo na noite deste domingo
Blog Observatório: Eclipse da Superlua

A última combinação de um eclipse lunar e uma superlua remonta a 1982, segundo a Nasa, e a próxima não ocorrerá antes de 2033. "Toda uma geração nunca viu esse fenômeno", disse Noah Petro, do projeto Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO) da Nasa.

Por isso, o estudante de Engenharia Civil Eduardo Bacoff diz que está animado. “Vou ver com uns amigos. Vou por causa da curiosidade porque deve ser é uma coisa muito bonita.”

Segundo informações do núcleo de meteorologia da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), a previsão para a noite é de tempo aberto, com céu claro e sem nuvens, condições perfeitas para ver os espetáculos. “O melhor lugar para observar é de regiões mais altas e afastadas dos centros urbanos”, disse o coordenador do núcleo, José Luís Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.