11 setembro 2015

ARAGUATINS: Poder Público discute medidas para frear violência no trânsito

Em 11 de setembro de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Na manhã desta sexta-feira, 11, aconteceu uma reunião solicitada pelo vereador Jairo Ribeiro (PV), com o Poder Executivo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Ministério Público, que debateu ações para diminuir a violência no trânsito de Araguatins, que aumentou substancialmente este ano. O encontro foi no Palácio Araguaia.

Os gestores públicos defenderam a integração entre os poderes para adotar as medidas necessárias que reduzam a violência no trânsito.

Durante a reunião ficou definido que ações nas áreas de engenharia, prevenção e redução de acidentes com respeito à sinalização, acessibilidade, atendimento à vítima, programas e campanhas de educação para o trânsito serão intensificadas.

A Prefeitura Municipal trará na semana que vem, uma equipe de consultoria contratada em Marabá para realizar um estudo e propor adequações imediatas no trânsito. Detran, PM e Corpo de Bombeiros vão intensificar a fiscalização e blitz em toda a cidade, além trabalhar junto com a Secretaria Municipal de Educação, Juventude e Esportes, campanhas de conscientização nas escolas e em meio a condutores e pedestres.

Após o diagnóstico da consultoria de trânsito contratada, a Prefeitura var reforçar a sinalização e adotar os tradicionais quebra-molas.

“Tivemos uma grande quantidade de acidentes nesse primeiro semestre, mas vamos reforçar a fiscalização e aumentar o número de intervenções para ajudar a diminuir a quantidade de acidentes”, disse o comandante da 4ª CIPM, major Valdeonnes Dias da Silva.

Jairo Ribeiro, autor da proposta da reunião comentou que as ações foram urgentes e um plano de ações foi traçado para salvaguardar a segurança dos araguatinenses. “Acho que a gente tem que trabalhar em duas pontas: a prevenção, por cultura de paz no trânsito e também com o efetivo cumprimento das leis. As leis tem que punir de fato, para coibir esse efeito da violência. Grande parte desses acidentes são provocado por condutores embriagados, sem documentação ou em alta velocidade, todos os três fatores tem sua proibição prevista na Leis. A partir do momento que conseguirmos aumentar essa fiscalização, os números negativos serão diminuídos drasticamente.

O prefeito Lindomar Madalena disse que o esforço deve ser não apenas do Poder Público, mas também da sociedade. “Não podemos continuar perdendo vidas. Contratamos uma consultoria que vai analisar o que está acontecendo no âmbito geral. O quê está acontecendo, quantos acidentes, por quê estão acontecendo e o que podemos fazer para evitar. E aí não podemos dizer que a culpa é de A ou B, o que interessa nesse momento é como nós estamos dispostos a trabalhar, em conjunto, integrados, para trazer resultados para os araguatinenses.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.