26 setembro 2015

Kits didáticos distribuídos no Salão do Livro agradam aos pequenos visitantes do evento

Em 26/09/2015 10h06 - De Ecos do Tocantins (Reprodução)

Luiz Melchiades/ Governo do Tocantins
 
 
Distribuídos na entrada do 9º Salão do Livro, os kits didáticos chegam às mãos das crianças que logo começam a brincar. Os conjuntos infantis, parte do contrato de realização do evento, são compostos por quebra-cabeça, jogo da memória e livro para colorir. Ao todo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibilizou 50 mil kits, que fazem parte do projeto Vamos Ler e são entregues gratuitamente pela organização do evento.


“Eu gosto da cachoeira e do Jalapão. É bonito e grande!”, disse Gabriel Santos, de 3 anos, ao receber e identificar os locais citados por ele, nos jogos didáticos sobre o Tocantins.

O kit é composto por um quebra-cabeças que retrata elementos que compõem a cultura do Estado, mesclados com a logomarca do Salão; um jogo da memória que traz fotografias da fauna e flora tocantinenses; além de pontos turísticos famosos como a Cachoeira da Formiga, no Jalapão e a ruína da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, dentre outros.

Todas as imagens que compõem o jogo da memória são de fotógrafos e repórteres fotográficos do Tocantins. Para a tia de Gabriel, Jerusa Almeida, a iniciativa é muito interessante, pois oportuniza as crianças a saberem mais sobre o Estado em que vivem por meio de imagens reais. “É bem legal mostrar pras crianças lugares, animais e plantas que elas podem ver no seu dia a dia. Assim o conhecimento fica mais acessível”, declarou. Além dos jogos, o kit conta ainda com um livro de colorir sobre o Tocantins.

De acordo com a subsecretária de Educação da Seduc, Morgana Nunes Tavares Gomes, a intenção da pasta, ao idealizar a confecção dos kits, foi presentear os visitantes com itens que ressaltam as potencialidades culturais, naturais e turísticas do Estado. “A ideia foi presentear os pequenos visitantes do Salão do Livro no sentido de apresentar a eles o Tocantins em uma versão didática, com figuras do Estado que destacam nossas riquezas, o que vai ao encontro com a proposta pedagógica de Educação Integral e Humanizada, educando didaticamente e deixando essa lembrança como o retorno do Salão do Livro”, acrescenta.

A tiragem dos kits é de 50 mil exemplares. A distribuição é destinada a todas as crianças que visitarem o Salão. Para receber o kit basta a criança ou o responsável dirigir-se à recepção do evento. Depois é só aprender e se divertir com os jogos.

O 9º Salão do Livro segue até o dia 27 de setembro, no Parque do Povo, em Palmas. A visitação e programação ocorrem das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.