Em 06/08/2015 - De A mente é maravilhosa (Reprodução)
Não há duas pessoas que padeçam da mesma depressão.
Como os flocos de neve, cada depressão é única, e mesmo que apresentem os mesmos princípios essenciais, manifestam-se com uma complexidade impossível de reproduzir.
Andrew Solomon
Uma pessoa com depressão tende a se sentir submersa em um ambiente de incompreensão. Precisa do seu círculo mais próximo para superar o estado em que se encontra, já que o tratamento que recebe dos outros pode melhorar o seu processo de recuperação.
Como se sente uma pessoa com depressão?
Você já se perguntou alguma vez como se sente essa pessoa, amigo, familiar, conhecido, que lhe comentou que sofre de depressão?
É importante entender como se sente uma pessoa com depressão, já que através da compreensão se estabelece um vínculo mais próximo com ela. A ajuda é muito mais uma questão de entender o que a outra pessoa está passando, do que tentar fazer com que ela deixe de sentir assim.
Todas as pessoas, em maior ou menor grau, já experimentaram muitos dos sintomasque estão relacionados à depressão. Sentindo-se triste sem saber por que; com falta demotivação para conseguir o que se quer; falta de vontade e desinteresse pelo que antes gostava de fazer; não encontrar a satisfação nas coisas que faz; irritabilidade, dificuldade em se concentrar, etc.
Uma pessoa com depressão mantém esses sintomas por um período de tempo prolongado, levando a vida com dificuldade. Se vê presa em uma ambivalência entre o que gostaria de fazer e o que realmente faz.
O sentimento mais comum é o de achar que não existe no mundo alguém capaz de compreender a sua verdade quanto ao que está passando, já que essa pessoa irá se sentir aniquilada e frustrada tanto física quanto emocionalmente.
Como podemos ajudar uma pessoa que está sofrendo de depressão?
A intenção de querer ajudar alguém querido que tem depressão não é suficiente, é necessário além disso saber que tipo de coisa estamos fazendo errado. O apoio social é importante para a pessoa com depressão, contudo, em muitas ocasiões esta tentativa de apoio se transforma justamente no contrário, piorando a situação.
Quando estamos vendo a uma pessoa querida sofrer, qual é a primeira coisa que procuramos fazer? Em geral é animá-la e querer fazê-la ver as coisas como nós as vemos. Esta é uma das condutas que é preciso tentar evitar e que se repete muitas vezes.
Apenas queremos ajudar, mas frente a uma pessoa com depressão, se não o fizermos de uma forma adequada, poderemos prejudicar mais do que ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.