Rio de Janeiro - A Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS) suspendeu a partir desta quinta-feira, 20, a comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras. Outros 52 foram reativados.
As medidas são resultado do 14º Ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avaliou 21 mil reclamações de beneficiários de planos de saúde recebidas entre 19 de março e 18 de junho deste ano. 
Desde o início do programa, 1.140 planos de 155 operadoras tiveram as vendas suspensas e outros 976 voltaram ao mercado, depois de comprovarem melhorias.
ADVERTISEMENT

Das 15 operadoras que tiveram planos suspensos, onze constavam da lista de suspensão do plano anterior e duas tiveram a comercialização de planos interrompida pela primeira vez. 

As operadoras foram punidas porque consumidores reclamaram do não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e negativas indevidas de cobertura. Pelas negativas, podem ser multadas em valores que variam de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

"A suspensão da comercialização de planos de saúde é uma das medidas preventivas aplicadas pela ANS para induzir as operadoras a melhorar a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários de planos de saúde", explica o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão.