12 agosto 2015

PARABÉNS AOS ESTUDANTES!

Em 11/08/2015 - Da Redação



Parabéns aos estudantes. Mas aos estudantes!... Pois estudar é uma ação reflexiva, a qual exige atitude, comprometimento, superação e valorização de si e de todos os demais que compartilham do processo educacional.

Então estudar não é para qualquer um/uma. É para quem anseia conhecer, saber, deleitar-se com o descortinamento da ignorância e mergulhar no universo sem limites do aprender...

Vale destacar que estudante é diferente de aluno, pois o primeiro designa um ser que age, constrói, busca; enquanto que o segundo, apenas recebe, é um mero expectador do processo... Enfim, é alguém que apenas pode estar matriculado, passar anos e anos na escola e não assimilar valores, posturas e muito menos conhecimentos que contribuam ao seu sucesso escolar, pessoal e/ou profissional.

Vivemos muitos desafios no universo escolar: dentre todos acredito que o maior é a falta de desejo de aprender, de assimilar conhecimentos, atitudes e posturas de apreciação e valorização do conhecimento, do saber.

A realidade em questão se manifesta nos baixos aproveitamentos escolares, na falta de valorização dos profissionais da Educação, tanto por parte das famílias, dos governos e de inúmeros seguimentos sociais. 

Traduzindo... na sociedade contemporânea inúmeros "alunos" querem somente notas aprovativas; muitas famílias querem apenas que seus filhos passem de ano; muitos governos querem boas estatísticas escolares para justificar os investimentos que compreendem como "gasto". E tantos outros atores sociais querem tão somente utilizar o discurso da "Educação", pois o mesmo serve para tudo em quanto, mas para a transformação, a melhoria social nota-se que muito ainda falta realizar.

Portanto, estudante, parabéns, pois és a nossa razão de ser, o nosso desejo de cada vez melhorar e contribuir com vosso sucesso, visto ser através dele que teremos uma sociedade mais digna, mais justa, mais plural e, por conseguinte um mundo melhor para nós e às gerações seguintes.

Professor Francisco Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.