27 agosto 2015

A verdadeira crise, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Em QUI, 27/08/2015 - 15:58 - FÁBIO DE OLIVEIRA RIBEIRO De GGN - Reprodução)


Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Em vídeo amplamente divulgado na “internet”, o jornalista Bob Fernandes fez um bom panorama da crise política, que segundo os banqueiros é maior que a crise econômica. Fernandes criticou, também, a moralidade seletiva daqueles que atacam a corrupção do PT e legitimam a corrupção do PSDB e do PMDB.

A verdadeira crise que está no centro da crise política, contudo, não foi objeto da reflexão do comentarista de política do Jornal da Gazeta. É fato, por mais que se esforcem os jornalistas brasileiros não conseguem mais “fabricar consensos” na elite e os transformar em forças eleitorais capazes de eleger presidentes. Isto tem ocorrido desde que Lula ganhou um segundo mandato derrotando o Mensalão. A crise de “impotência simbólica” da imprensa se amplificou em razão da derrota eleitoral do Escândalo de Pasadena e da Lava Jato, que não foram capazes de levar Aécio Neves ao Palácio da Alvorada apesar de intensa amplificação midiática.

O que restou do poder da mídia? Bem pouco. Vem daí a irritação tanto das empresas de comunicação quanto dos políticos que administram legendas e não querem ter o trabalho de construir partidos de massa.

A vantagem do PT sobre seus adversários nesta crise político-midiática é evidente. Apesar de todos os erros que cometeu – não me compete condenar ou perdoar os pecadilhos dos petistas - o partido criado por Lula ainda tem centenas de milhares de militantes. E eles defendem Dilma Rousseff com unhas e dentes na internet e nas ruas. O que a imprensa não faz eles fazem: incomodar os tucanos e questionar o caráter simplório e tendencioso do jornalismo tal como o mesmo tem sido praticado pelas empresas de comunicação.

Ao “consenso que não pode ser fabricado” pela imprensa em favor do PSDB corresponde a “frenética fabricação de consenso” pelos petistas na internet em favor da democracia, do PT e de Dilma Rousseff. Nas ruas o PT deu um baile no golpe em 20/08. E nem mesmo precisou recorrer aos mesmos abusos sexuais que foram cometidos pelos manifestantes pró-Aécio Neves em 16/08.

Apesar de ter tido acesso verbas eleitorais suculentas, legais e ilegais, por dentro e por fora da Lava Jato, o PSDB não tem militantes. Se os tem eles são tão poucos que acabam sendo sobrepujados pelos petistas dentro e fora da internet. A crise de legitimação da oposição é evidente. O PSDB pode contar com a imprensa, mas esta não tem mais o mesmo poder que tinha. E esta é uma crise que não poderá ser resolvida em Brasília ou pelos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.