11 agosto 2015

No Maranhão, Complexo de Pedrinhas passa por vistoria da ONU

DIREITOS HUMANOS

Em 11/08/2015 às 09h18 - De IMIRANTE.COM (Reprodução)

Visita da ONU à Pedrinhas acontece depois de denúncias de violações na penitenciária.

Foto: Divulgação/Monteles

SÃO LUÍS - O Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, está passando por uma vistoria da Organização das Nações Unidas (ONU). O relator especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Juan Méndez, deve investigar denúncias de crimes de tortura e a situação do sistema carcerário.

Além do relator, o assessor do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Marco Tulio Cabral, também está na capital para colaborar na produção do relatório. A visita deve terminar na próxima sexta-feira (14), quando serão adiantados algumas conclusões e recomendações do relatório do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que será divulgado em março de 2016.

A visita da ONU à Pedrinhas acontece depois de denúncias de violações na penitenciária feitas pela Conectas, Justiça Global, e Sociedade Maranhense de Direitos Humanos no Conselho de Direitos Humanos, em março de 2014. A ONU chegou a afirmar que se sentiu "perturbada" com o relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apontou que, em 2013, 59 presos foram mortos dentro de Pedrinhas, depois de várias rebeliões e confrontos entre facções criminosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.